Cadeira12_Academica_Silvia_Tavares_Farina








SILVIA REGINA FERREIRA TAVARES FARINA

nasceu em Rinópolis, no interior do estado de São Paulo no dia  04 DE OUTUBRO DE 1963.
Filha de José Maria Ferreira de Lima e Luzinete Tavares de Lima. Infelizmente, em um trágico acidente de automóvel a vida de seu pai foi ceifada em 1964, deixando assim , quatro filhas órfãs. Todas vivendo a primeira infância . Silvia , a caçula tinha apenas 6 meses de vida.

A infância na cidade de Rinópolis e a esmerada formação vinda da mãe , que mesmo sem estudo avançado, transformou a vida das filhas com seus exemplos e dedicação.
Todas as quatro filhas se tornaram professoras, mas, a Silvia , embora sendo a caçula , teve desde muito cedo um espírito aventureiro, desbravador.
Assim que concluiu em 1983 o magistério com formação em educação infantil em sua cidade natal, veio para Campo Grande , MS, ampliar seus conhecimentos através do estudo e conquistar seu espaço como professora. 
A caminhada tornou-se desafiadora e desde então, assumiu um compromisso consigo mesma e com o Universo que através da sua profissão mudaria o mundo ao seu redor. O tempo passou e ela vem se construindo dia após dia essa máxima: “Modificar o mundo ao meu redor através  dos seus exemplos e da sua profissão .”
Com seriedade e compromisso, a sua responsabilidade ampliou de maneira significativa .
Formada em Pedagogia em 1891. Em 1986 iniciou  na Rede Estadual de Ensino como professora de Educação Infantil, sendo durante os anos em que esteve na Rede Estadual de Ensino Diretora e Chefe de Núcleo Educacional .


Atuou como Diretora Pedagógica do Instituto Educap  - Instituição de Ensino Particular .Foi professora do Ensino Superior no Curso de Pedagogia da FCG/FACSUL, professora do Curso de Magistério da Escola Auxiliadora e Rede Estadual de Ensino.
Entre tantos desafios , em 2016 e 2017, aceitou o convite da ONG – Fraternidade  Sem Fronteiras para desenvolver como Coordenadora Pedagógica a Proposta Pedagógica e a formação docente para os monitores nos Centros de Acolhimentos em Moçambique/ África e construir coletivamente a rotina dos centros nas Aldeias. 
Como  Coordenadora de Projetos Sociais do IAPPEC- Instituto de Apoio Proteção Pesquisa Educação e Cultura, é   responsável pelos projetos Escola de Mães Luz, Congreduc – Congresso de Educação “ Da Palavra ao Gesto Eficaz” e  e Natal Solidário.
Pelo IAPPEC atua como Técnica Social dos Empreendimentos Habitacionais.
Realiza palestras e oficinas para famílias , professores e profissionais da área da construção civil.
É membro da Acadêmia Feminina de Letras e Artes de MS - Cad.  12.
Recebeu o título de Embaixadora Universal da Paz.
Na Escola de Mães Luz, implantou um Ponto de Paz ..... 
Membro do O Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado de Mato Grosso do Sul (FORUMEIMS)


Nenhum comentário:

Postar um comentário