Cadeira36_Academica_Ana_Aparecida_Arguelho_de_Souza

.






Currículo Lates. Ana Aparecida Arguelho de Souza
e-mail: anaarguelho@gmail.com

Graduação em Letras - Licenciatura Plena - pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutora em Letras Literatura pela UNESP - campus Assis. Em regime de aposentadoria desde 2014. Foi vinculada à UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em regime de 40hTI, como professora adjunta e pesquisadora. Compõe o Grupo de Pesquisa Literatura, História e Sociedade. Atuou no curso de Letras e nos Programas de Mestrado em Letras e em Educação - UEMS. Desenvolveu vários projetos de pesquisa financiados pelo CNPQ, entre os quais os mais recentes foram: 1. Literatura e sociedade: relações mediadas; 2. A organização do trabalho didático na perspectiva de educadores da escola nova (1930-1970): o papel de Monteiro Lobato. Pertence ao Conselho Consultivo das revistas: Revista HISTEDBR nacional; Revista Estação Literária - UEL; Revista Educação e Linguagem; Revista de Estudos Literários da UEMS - REVELL, Ágora e da Editora Navegantes - UNICAMP. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com os temas: literaturas clássicas; literatura e sociedade e literatura infantil; história da educação, instrumentos do trabalho didático e ensino de literatura, respectivamente.
Tem publicações e organizações de livros, entre os quais se destacam:
 Literatura infantil na escola: a leitura em sala de aula. Em segunda edição. Editora Autores Associados/ Campinas.
O humanismo em Clarice Lispector: um estudo do ser social em A Hora da Estrela de Clarice Lispector. Musa Editora / São Paulo.
O mundo dos homens gregos e latinos: lendo os clássicos na escola. Campo Grande: Editora UFMS.




Identificação
Nome
Ana Aparecida Arguelho de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, A. A. A. SOUZA, ANA APARECIDA ARGUELHO DE


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Rua Tapajós, 83
Taquari
79022-210 - Campo Grande, MS - Brasil
Telefone: (67) 33518081



1998 - 2003
Doutorado em Letras.
UNESP - campus Assis, UNESP, Brasil.
Título: A hora da estrela: um projeto estético-ideológico na obra de Clarice Lispector, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Le tizia Zini Antunes.
Palavras-chave: A hora da estrela estética ideologia.
Setores de atividade: Educação Superior.
1990 - 1994
Mestrado em Educação (Conceito CAPES 5).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: A profissionalização no ensino de 2º grau em Mato Grosso do Sul: equívoco ou farsa?,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador:
Descrição: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/logolattes.gifGilberto Luiz Alves.
Grande área: Ciências Humanas
1988 - 1989
Especialização em Didádica e Metodologia do Ensino Superior.
Faculdade de Ciências e Letras Dom Aquino, FCL DA, Brasil.
1978 - 1981
Graduação em Licenciatura Plena em Letras.
Faculdade de Ciências e Letras Dom Aquino, FCL DA, Brasil.






Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora/pesquisadora - atua nos programas de Mestrado Acadêmico de Letras e Mestrado Profissional de Educação; na Graduação - Bacharelado em Letras. Ministra as seguintes disciplinas: Literatura e Sociedade; Linguagens, História e Sociedade; Cienma e Ciências Humanas.

Atividades

05/2012 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Literatura Infantil
08/2010 - Atual
Ensino, Mestrado Acadêmico em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura e Sociedade
Seminário de dissertações em andamento
01/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Divisao de Pesquisa Propp, .

03/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisao de Pesquisa Propp, .

Cargo ou função
Consultor de projetos e relatórios de Pesquisa e Iniciação Científica.
03/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Universidade Estadual de MS, .

Atividade de extensão realizada
Palestra ministrada.
03/2003 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisao de Pesquisa Propp, .

Cargo ou função
Consultor de Pesquisa na área de Ciências Humanas.
03/2005 - 11/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Editora UEMS, .

Cargo ou função
Consultor interno da Editora UEMS.
04/2004 - 10/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisao de Pesquisa Propp, .

Cargo ou função
Comitê Científico da II, III e IV Jornadas de Educação de Mato Grosso do Sul.
07/2006 - 11/2007
Ensino, Especialização em Educação Especial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de textos
10/2005 - 10/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Representante Docente junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
07/2006 - 07/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - UEMS, .

Cargo ou função
Membro da comissão Científica da III Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul.
08/2005 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Campo Grande, .

Cargo ou função
Vice-presidente do Colegiado do Curso Normal Superior de Campo Grande UEMS.
02/2005 - 02/2005
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - UEMS, .

Atividade de extensão realizada
8º Encontro de professores da UEMS.
04/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - UEMS, .

Atividade de extensão realizada
Elaboração de material didático: Antologia Literária -prática de leitura e produção de texto.
11/2004 - 11/2004
Extensão universitária , Universidade Federal de MS, .

Atividade de extensão realizada
Palestra ministrada.
07/2004 - 07/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - UEMS, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Cintífica da II Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul.
05/2001 - 10/2003
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - UEMS, .

Atividade de extensão realizada
Curso de extensão - Fundamentos históricos filosóficos da educação.

Estácio de Sá - Campo Grande, FES, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

06/2005 - 12/2005
Ensino, Metodologia e prática de ling clássicas e contemp., Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da literatura e literaturas modernas e contemporâneas
02/2005 - 12/2005
Direção e administração, Coordenação de Pós-graduação, .

Cargo ou função
Coordenação do Curso de Pós-graduação lato sensu em "Metodologia e prática de linguagens clássicas e contemporâneas em sala de aula".

Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 30

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Cedido, Carga horária: 40

Secretaria Estadual de Educação de MS, SE, Brasil.
Vínculo institucional

1967 - 1994
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 40

UNAES, UNAES, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR HORISTA, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Antonio João Figueiredo, EEPSG, Brasil.
Vínculo institucional

1975 - 1978
Vínculo: professor de ensino fundamenta, Enquadramento Funcional: estatutário, Carga horária: 40

Joaquim Murtinho, EEPSG, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1974
Vínculo: professor do ensino fundamenta, Enquadramento Funcional: estatutário, Carga horária: 20

Joaquim Murtinho, EEPG, Brasil.
Vínculo institucional

1967 - 1970
Vínculo: professor de ensino fundamenta, Enquadramento Funcional: estatutário, Carga horária: 20

Arlindo de Andrade Gomes, EEPSG, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1982
Vínculo: professor de ensino médio, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

Castelo Branco, EEPSG, Brasil.
Vínculo institucional

1971 - 1973
Vínculo: professor de ensino fundamenta, Enquadramento Funcional: estatutário, Carga horária: 20

Centro Estudantil Mato-Grossense, CESM, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1985
Vínculo: professor de ensino médio, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Ginásio Comercial Santo Afonso, GCSA, Brasil.
Vínculo institucional

1970 - 1972
Vínculo: professor de ensino fundamenta, Enquadramento Funcional: estatutário, Carga horária: 20

José Antonio Pereira, EEPG, Brasil.
Vínculo institucional

1973 - 1973
Vínculo: professor de ensino fundamental, Enquadramento Funcional: estatutário, Carga horária: 20




1.
Ensino de Linguagens
2.
Historiografia literária
3.
Organização do Trabalho Didático



2014 - Atual
A organização do trabalho didático na perspectiva de educadores da escola nova (1930-1970)
Descrição: Este projeto discute a atuação do escritor Monteiro Lobato no Movimento da Escola Nova, no Brasil, e o papel que cumpriu sua literatura para as mudanças na linguagem literária brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Ana Aparecida Arguelho de Souza - Integrante / Carla Villamaina Centeno - Coordenador / CMARGO, Paulo Edyr - Integrante / LANCILOTTI, Samira - Integrante / FERNANDES, Enilda - Integrante / Silvia Helena Andrade de Brito - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa/ MEC - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Literatura e Sociedade: relações mediadas
Descrição: O presente projeto de pesquisa está vinculado à linha de pesquisa Historiografia Literária, do Mestrado em Letras ? Unidade de Campo Grande ? e ao grupo de estudos e pesquisa Literatura, História e Sociedade. Tem como objeto a investigação de fontes clássicas da literatura moderna e contemporânea, com o objetivo de apreender, por meio dos seus elementos estéticos, as sociedades que as produziram. Pretende-se com esta pesquisa reunir e sistematizar um conjunto de estudos já realizados por esta pesquisadora sob a ótica da Ciência da História, bem como acrescentar outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ana Aparecida Arguelho de Souza - Coordenador / Wanderson Fernandes Fonseca - Integrante / Débora Daiana Nogueira da Costa - Integrante / Jéssica Ragazzi Balbino - Integrante / Lilian Mello Hodgson - Integrante.
2012 - 2013
A função das obras clássicas na formação humana.
Descrição: O presente projeto de pesquisa investiga, como objeto específico, o conjunto da literatura antiga e medieval, como elementos da cultura clássica, necessária à formação do professor de literatura do ensino fundamental. A pesquisa será conduzida, buscando na história uma reflexão de ordem mais geral sobre os clássicos e consistirá no levantamento, exame e análise de excertos e obras completas significativas da literatura e do pensamento, que compõem o acervo cultural de diferentes períodos históricos, a saber: o mundo antigo e medieval. Naturalmente que se trata de uma pesquisa que opera por recortes históricos dada a abrangência e a complexidade das sociedades no interior das quais se forjou e se organizou a cultura como patrimônio histórico da humanidade. A escolha dos períodos se deu com vistas a contribuir com a reflexão acadêmica sobre como esses elementos, que compõem o acervo da cultura humana podem contribuir como elementos imprescindíveis à formação dos homens, na medida em que privilegiam a relação entre a arte, a literatura e a materialidade da vida em sociedade. Trata-se, pois, de pesquisa bibliográfica e documental, cujo objetivo mais amplo é sistematizar e analisar fontes primárias e secundárias para uso do professor em sala de aula. Seu registro será feito na forma de relatórios parciais e final de pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Aparecida Arguelho de Souza - Coordenador / Paulo E. Bueno Camargo - Integrante.
2009 - 2012
Instrumentos didáticos para o ensino de língua e literatura: uma perspectiva histórica
Descrição: A presente investigação se coloca dentro de um projeto mais amplo - A produção material e a organização dos instrumentos didáticos (antologias, compêndios e gramáticas) utilizados no ensino da Língua e Literatura, no Colégio Pedro II (1835 a 1945) - e parte da necessidade de repensar os instrumentos utilizados no trabalho didático contemporâneo, evidenciando seu caráter histórico e questionando sua naturalização como coisas que estariam pairando dentro das escolas, independentes do tempo. Nesses termos é essencial reconstruir, historicamente, as diferentes funções assumidas pelos instrumentos de trabalho, visto que essas funções são determinantes para se compreender o conteúdo e os usos que se fizeram dos mesmos. Será no exame do processo histórico de constituição da escola moderna no Brasil que se encontrarão respostas para problemas relativos às diferenças entre formas assumidas pelos instrumentos didáticos. A pesquisa é de caráter interinstitucional e mapeia instrumentos didáticos de diversas áreas. Dado seu caráter coletivo, optamos por investigar o ensino da língua e da literatura tal como ele configurou-se nos instrumentos investigados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Literatura infantil: história, funções e usos na escola de educação básica
Descrição: O projeto elege como objeto de investigação a literatura infantil. Com base no referencial teórico da Ciência da História analisa os fundamentos dessa literatura e da infância, a natureza estética, a função pedagógica, os usos e desusos das obras da literatura infantil como instrumentos didáticos de leitura em salas de aula do ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.



2012 - 2013
NEPAC - Núcleo de Estudos e Produções Artístico-Cultural
Descrição: Participação em sessões de filmes em debate. Coordenação de um dos debates..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.



Seminário de Estudos Marxistas
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2014
Seminário de Estudos Marxistas
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2013
Seminário Autores Marxistas Contemporâneos
Descrição: O projeto consiste de reuniões quinzenais que agregam alunos de todos os cursos da Unidade de Campo Grande em torno do debate de textos clássicos do marxismo. O Projeto de Ensino Seminários de Estudos Marxistas é uma ferramenta que permitirá aos alunos aprofundarem conhecimentos e adquirirem o domínio teórico necessário ao desenvolvimento científico, na perspectiva marxista, caso seja essa sua opção...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2013
Projeto de Ensino: Veredas da Pesquisa
Descrição: O projeto nasceu por solicitação de alunos da graduação e bacharelado em Letras que gostariam de ter seus projetos discutidos em grupo. Uma experiência análoga feita no mestrado em Letras mostrou a eficácia de uma experiência onde alunos trocam leitura de seus projetos e se reúnem para debatê-los. Acredita-se que um projeto de ensino no qual os alunos possam discutir praticamente o processo de maturação e execução da pesquisa contribuirá para a qualidade do TCC. O tempo de duração do projeto obedece à quantidade de alunos participantes, pois cada um deverá apresentar e discutir seu projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Ana Aparecida Arguelho de Souza - Coordenador / Alfrânio Pedroso Soares - Integrante / Wanderson Fernandes Fonseca - Integrante.
2012 - 2012
Projeto de Evento Científico: IX Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul/2012
Descrição: Há quase uma década a Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul foi idealizada e promovida, inicialmente, pela Coordenação dos Cursos Normal Superior e Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS e pela Coordenação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera/Uniderp. Em 2010, a parceria para a realização do evento ampliou-se com a participação da Coordenação do Curso de Pedagogia do IESF (Instituto de Ensino Superior da Funlec), a Coordenação do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e a Coordenação do Curso de Pedagogia da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). Em 2012, além das Instituições que já compõem a organização do evento, teremos ainda a participação dos professores orientadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Unidade Universitária de Paranaíba e Campo Grande, respectivamente. O evento tem como objetivo possibilitar o debate entre renomados pesquisadores e a comunidade acadêmica, bem como, ampliar a discussão a respeito dos impactos causados pelas novas políticas educacionais, influenciando diretamente a produção do conhecimento como desafio para o trabalho docente em Mato Grosso do Sul. Os recursos financeiros são oriundos do Edital Chamada FUNDECT Nº. 07/2011/PAE, por meio da Nota de Emprenho: 2012NE00609 de 12/09/2012, publicada no Diário Oficial nº. 8.294 de 15/10/2012 p. 16..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2012
Projeto de Ensino: Seminários de Estudos dos Clássicos do Marxismo
Descrição: O projeto consiste de reuniões quinzenais que agregam alunos de todos os cursos da Unidade de Campo Grande em torno do debate de textos de autores marxistas contemporâneos. O Projeto de Ensino Seminários de Estudos Marxistas é uma ferramenta que permitirá aos alunos aprofundarem conhecimentos e adquirirem o domínio teórico necessário ao desenvolvimento científico, na perspectiva marxista, caso seja essa sua opção...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2011 - 2011
Projeto de Ensino: Seminários de Estudos Marxistas Contemporâneos
Descrição: O projeto consiste de reuniões quinzenais que agregam alunos de todos os cursos da Unidade de Campo Grande em torno do debate de textos clássicos do marxismo. O Projeto de Ensino Seminários de Estudos Marxistas é uma ferramenta que permitirá aos alunos aprofundarem conhecimentos e adquirirem o domínio teórico necessário ao desenvolvimento científico, na perspectiva marxista, caso seja essa sua opção...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.



2014 - Atual
Periódico: Revista Educação e Linguagens
2012 - Atual
Periódico: Editora Navegantes
2011 - Atual
Periódico: Revista HISTEDBR On-line
2010 - Atual
Periódico: REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS
2008 - Atual
Periódico: Revista Estação Literária
2001 - 2002
Periódico: Ágora (Campo Grande)



1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.



Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.




Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

Ordenar por
1.
SOUZA, ANA APARECIDA ARGUELHO DE. A literatura de Monteiro Lobato e a escola nova. Revista HISTEDBR On-line, v. 17, p. 20-41, 2017.

2.
SOUZA, A. A. A.; GRANETTO, Graciela Fátima . A literatura na organização didática da escola moderna: em um caminho de perdas, a expressão de uma sociedade utilitarista. Revista HISTEDBR On-line, v. 14, p. 01-133, 2015.

3.
SOUZA, A. A. A.. Ensino de língua e literatura no século XIX: o Curso Elementar de Literatura Nacional e as Postilhas de Rethorica e Poetica utilizados no Imperial Colégio Dom Pedro II. Cadernos de História da Educação (Online), v. 12, p. 15-363, 2013.

4.
SOUZA, A. A. A.; STEFAN, G. S. . As bases do ensino musical contemporâneo: o Colégio Pedro II e a atuação de Villa-Lobos na Escola Nova. Interfaces da Educação, v. 01, p. 01-89, 2013.

5.
FONSECA, W. F. ; SOUZA, A. A. A. . História e intertextualidade em O anel do Nibelungo de Richard Wagner: as fontes literárias. Web-Revista Discursividade: Estudos Linguísticos, v. 01, p. 01, 2013.

6.
GRANETTO, Graciela Fátima ; SOUZA, A. A. A. . Ensino de literatura: os possíveis diálogos. Web-Revista Discursividade: Estudos Linguísticos, v. 01, p. 15-31, 2013.

7.
SOUZA, A. A. A.. Cadê a literatura da escola? O gato comeu: reflexões sobre infancia, textos literários e bibliotecas. Interfaces da Educação, v. 2, p. 18-31, 2011.

8.
SOUZA, A. A. A.. Literatura e História na Educação Medieval. Mirabilia (Vitória. Online), v. 13, p. 05-26, 2011.

9.
SOUZA, A. A. A.. Manuais didáticos de Língua e Literatura: gênese e desenvolvimento histórico. Revista HISTEDBR On-line, v. 01, p. 06-19, 2010.

10.
SOUZA, A. A. A.. O balaio do bugre Serejo: história, memória e linguagem. Patrimônio e Memória (UNESP), v. 5, p. 1-9, 2009.

11.
SOUZA, A. A. A.. A atualidade do pensamento marxista. Trabalho Necessário (Online), v. 06, p. 03 / 01-20, 2008.

12.
SOUZA, A. A. A.. Mais reflexões sobre o Panorama. Rabiscos de Primeira (UFMS), v. 8, p. 01/65-77-84, 2008.

13.
SOUZA, A. A. A.; LIMA, M. F. M. ; PEREIRA, S. M. ; ARRUDA, E. E. . Sobre(o)viver de crianças e adolescentes: uma reflexão acerca do método de pesquisa. Trabalho Necessário (Online), Niterói - RJ, v. 4, 2006.

14.
SOUZA, A. A. A.. Apontamentos sobre a educação confessional na fronteira de Bela Vista-MS com o Paraguai: o Ginásio Comercial Santo Afonso. Revista HISTEDBR On-line, Unicamp - Campinas - Sp, 2004.

15.
SOUZA, A. A. A.; ESNARRIAGA, E. ; LIMA, M. F. M. ; PEREIRA, S. M. . Sobre o viver da criança e do adolescente em Campo Grande MS. Intermeio (UFMS), Campo Grande MS, 2003.

16.
SOUZA, A. A. A.. Colcha de Retalhos: uma leitura da vida na magia do cinema. Ágora (Campo Grande), Campo Grande, v. 1, 2002.

17.
SOUZA, A. A. A.. A questão da unidade dramática: Gil Vicente e Calderon de La Barca. Multitemas (UCDB), Campo grande, v. 16, 2000.

18.
SOUZA, A. A. A.. Uma leitura histórica de Clarice Lispector: A hora da Estrela.. O Guardador de Inutensílios, Campo Grande - MS, v. 2, 1999.

19.
SOUZA, A. A. A.. A qualidade do ensino - perspectiva histórica. Multitemas (UCDB), v. 1, p. 7-172, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUZA, A. A. A.. Literatura infantil na escola - 1ª reimpressão. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2015. v. 1.000. 112p .

2.
SOUZA, A. A. A.; Centeno, Carla Villamaina (Org.) ; PULCHERIO, S. L. (Org.) . O trabalho didático em exame. 01. ed. Campo Grande: Life, 2015. v. 01.

3.
Descrição: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/ico_relevante.gifSOUZA, A. A. A.. O humanismo em Clarice Lispector: um estudo do ser social em AHE. 01. ed. São Paulo: Musa Editora, 2006. v. 01. 149p .

4.
SOUZA, A. A. A.; FRIAS, Regina Barreto (Org.) . O processo educativo na atualidade: fundamentos teóricos. 1. ed. Campo Grande: UNIDERP, 2005. v. 1. 217p .

5.
SOUZA, A. A. A.. O mundo dos homens gregos e latinos: lendo os clássicos na escola. 1. ed. Campo Grande: Editora UFMS, 2005. v. 1. 128p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, A. A. A.. A pesquisa educacional no interior dos programas de iniciação científica. In: Celi Corrêa Neres; Lucilene Soares da Costa. (Org.). Pesquisa em educação, politicas publicas e formação de professores em questãoo. 1ed.Campo Grande MS: Life Editora, 2016, v. 1, p. 11-24.

2.
SOUZA, A. A. A.. Literatura e educação: a formação do homem grego em Hesíodo. In: Adriana Barros; Neide Teno; Susilene Dias de Araujo. (Org.). Manifestações: ensaios críticos de lingua e literatura. 1ed.Curitiba: Appris, 2016, v. 1, p. 15-311.

3.
SANTOS, V. B. ; SOUZA, A. A. A. . A filosofia no manual didático: conceitos e materialidade em confronto. In: Ana A. A. Souza; Carla V. Centeno; Samira L. Pulchério.. (Org.). O trabalho didático em exame. 01ed.Campo Grande: Life, 2015, v. 01, p. 215-235.

4.
SOUZA, A. A. A.. Na figuração do heroi problemático a complexa relação entre leitura e sociedade. In: Daniel Abrão; Eliane Maria de Oliveira Giacon. (Org.). Pesquisa e literatura: deslocamentos, conexões e diferenças. 1ªed.Curitiba: , 2014, v. 01, p. 11-214.

5.
SOUZA, A. A. A.. Ensino de literatura no Colégio Pedro II no início do século XX: o compêndio de literatura brasileira de Sílvio Romero e João Ribeiro. In: Maria Leda Pinto; Lucilo Antonio Rodrigues; Silvane Freitas; Ruberval Maciel. (Org.). Ensino de Linguagens - diferentes perspectivas. 1ªed.Curitiba: Appris, 2014, v. 00, p. 49-64.

6.
SOUZA, A. A. A.. Arte e cultura: uma educação necessária. In: Olga Maria dos Reis Ferro e Zaira de Andrade Lopes. (Org.). Educação e Cultura: lições históricas do universo pantaneiro. 01ed.Campo Grande: Editora d Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2013, v. 01, p. 01-100.

7.
SOUZA, A. A. A.. A arte de Genésio Fernandes. In: Fábio Pellegrine; Daniel Reino. (Org.). Vozes das artes plásticas de Mato Grosso do Sul. 01ed.Campo Grande: Editora da FCMS, 2013, v. 01, p. 20-327.

8.
SOUZA, A. A. A.. Para que serve a literatura, então?. In: Rony Márcio Cardoso Ferreira. (Org.). Literatura infantojuvenil. 01ed.Campo Grande: Editora UFMS, 2013, v. 01, p. 06-136.

9.
SOUZA, A. A. A.. Porque ler os clássicos. In: Nataniel dos Santos Gomes; Daniel Abrão. (Org.). Pesquisa em Letras: questões de língua e literatura. 1ªed.Curitiba: Appris, 2012, v. 1, p. 09-269.

10.
SOUZA, A. A. A.. Manuais didáticos: formas históricas e alternativas de superação.. In: BRITO, Silvia Helena Andrade de; CENTENO, Carla Villamaina; LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (orgs).. (Org.). A organização do trabalho didático na História da Educação.. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2010, v. 1, p. 121-145.

11.
SOUZA, A. A. A.. O surgimento da ciência moderna e a história: as contribuições de Galileu Galilei e Francis Bacon. In: Fábio Luiz da Silva; Patrícia Martins Castelo Branco. (Org.). História Moderna II. 1ed.São Paulo: Pearson Prencite Hall, 2009, v. II, p. 01-174.

12.
STEIN, Nedina Rosely Martins ; SILVA, Adriana Silva ; SOUZA, A. A. A. . A formação e a função social do professor no Ensino Médio. In: STEIN, Nedina Roseli Martins; SILVA, Adriana Rodrigues.. (Org.). Políticas Públicas de Educação Básica e Formação de Professores. 1ªed.Campo Grande: Editora UNIDERP, 2008, v. 2, p. 01-228.

13.
SOUZA, A. A. A.. Literatura e marxismo: a natureza histórica da obra literária. In: Ana Aparecida Arguelho de Souza;Regina Barreto Frias. (Org.). O processo educativo na atualidade: fundamentos teóricos. 1ed.Campo Grande: UNIDERP, 2005, v. 1, p. 51-64.

14.
SOUZA, A. A. A.; BRAZ, Terezinha . Aprendizagem por competência. In: Márcia Rita L. Malheiros; Maria Inês de A. Jardim. (Org.). Prática docente: um olhar a partir do paradigma das competências. 1ed.Campo Grande MS: Editora UNIDERP, 2005, v. 1, p. 159-186.

15.
SOUZA, A. A. A.; BRAZ, Terezinha . O papel do ensino na formação do jovem. In: Maria Rita T. L. Malheiros; Maria Inês de A. Jardim. (Org.). Prática docente: um olhar a partir do paradigma das competências. 1ed.Campo Grande MS: Editora UNIDERP, 2005, v. 1, p. 187-206.

16.
SOUZA, A. A. A.. A natureza histórica da linguagem e o ensino do código vigente. In: UEMS;UNIDERP. (Org.). A organização do trabalho didático na escola: tendências e movimentos contemporâneos. Campo Grande: UNIDERP, 2003, v. 1, p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, A. A. A.. Literatura infantil para quê?. Jornal OMEP/BR/MS, Campo Grande/MS, p. 02 - 10, 30 mar. 2008.

1.
SOUZA, A. A. A.. Ilíada: a estética de uma guerra civilizatória. In: IV Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais e XII Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2013, Maringá. Anais das Jornadas de Estudos Antigos e Medievais. Maringá: Huma Multimídia, 2013. v. 01. p. 00-00.

2.
SOUZA, A. A. A.; GRANETTO, Graciela Fátima . A leitura nas salas de aula de Língua Portuguesa no Ensino Médio: o que propõem os PCNS. In: V Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2013, Campo Grande. Anais do V Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos. não consta: Editora não consta, 2013. v. 01. p. 65-726.

3.
SOUZA, A. A. A.; FONSECA, W. F. . ÁTILA: DE CHEFE DE UM POVO NÔMADE À REPRESENTAÇÃO MÍTICA DO HERÓI NACIONAL GERMÂNICO. In: V Simpósio Nacional de Filologia, 2013, Campo Grande. Anais do Simpósio Nacional de Filologia. não consta: não consta, 2013. p. 65-305.

4.
SOUZA, A. A. A.. A natureza histórica da linguagem. In: VIII Jornada Nacional de LFLP., 2013, Campo Grande. Anais da VIII JNLFLP.. não consta: não consta. v. 57. p. 125-132.

5.
SOUZA, A. A. A.. Ensino de Literatura no Colégio Pedro II, no início do século: o Compêndio de História da Literatura de Silvio Romero e João Ribeiro. In: IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas 'História, Sociedade e Educação no Brasil:, 2012, João Pessoa. História da educação brasileira - experiências e peculiaridades. João Pessoa: Editora UFP, 2012. v. 01. p. 01-180.

6.
SOARES, A. P. ; SOUZA, A. A. A. . A (não)utilização da boa literatura na escola. In: IX Jornada de Educação do Mato Grosso do Sul, 2012, Campo Grande. Impacto das novas políticas educacionais na atualidade: impasses e desafios. Dourados - Campo Grande: Editora da UEMS e Life Editora, 2012. v. 01. p. 01-09.

7.
SOUZA, A. A. A.; GRANETTO, Graciela Fátima . A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e a Perspectiva do Letramento. In: VII Jornada Nacional de LFLP, 2012, Campo Grande. Anais da VII JNLFLP. não consta: não consta, 2012. v. 54. p. 11-76.

8.
SOUZA, A. A. A.. A linguagem brasileira na obra de Monteriro Lobato. In: VIII Jornada Nacional de LFLP., 2012, Campo Grande. Anais da VIII JNLFLP.. não consta: não consta, 2012. v. 54. p. 02-808.

9.
SOUZA, A. A. A.. Ensino de Língua e Literatura no Brasil do século XIX. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação SBHE, 2011, Vitória ES. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Vitória: Editora da UFES, 2011. v. 01.

10.
SOUZA, A. A. A.. A produção material e a organização de instrumentos didáticos utilizados no ensino da língua e literatura no Colégio Pedro II (1835 a 1945). In: I Jornada do HISTEDBR/MS, 2011, Campo Grande. Estudos sobre a organização do trabalho didático. Campo Grande, 2011. v. 01. p. s/p-s/p.

11.
MOREIRA, Luciana de Almeida ; SOUZA, A. A. A. . Conteúdo e organização do texto literário em manuais didáticos do ensino fundamental. In: VIII Jornada de Educação do MS, 2010, Campo Grande. Conhecimento em debate: desafios para o trabalho docente. Campo Grande: Editora UNIDERP, 2010. v. 01. p. 65-72.

12.
SNATANA, Josiany A. Lopes ; SOUZA, A. A. A. . Monteiro Lobato: ação e produção no Movimento da Escola Nova. In: VIII Jornada de Edcuaçãodo MS, 2010. Conhecimeento em debate: desafios para o trabalho docente. Campo Grande: Editora UNIDERP, 2010. v. 01. p. 105-119.

13.
SOUZA, A. A. A.. Manuais didáticos de língua e literatura na modernidade: gênese e desenvolvimento histórico. In: VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil", 2009, Campinas. História, Educação e Transformação: tendências e perspectivas. Campinas: Editora da Faculdade de Educação UNICAMPI, 2009. v. 1. p. 1-25.

14.
Crisrober dos Santos Silva ; SOUZA, A. A. A. . Escola pública: espaço de convivência social. In: VI Jornada de Educação do Mato Grosso do Sul, 2008, Campo Grande. Educação no século XXI e demandas sociais. Campo Grande: UNIDERP, 2008. v. 6. p. 01-182.

15.
SOUZA, A. A. A.; Crisrober dos Santos Silva . Escola Pública: espaço de convivencia social e lazer. In: !º Simpósio Nacional de Educação e XX Semana de Pedagogia, 2008, Cascavel. O PDE e o atual contexto sócio-educacional. Cascavel - PR: Editora da Unoeste, 2008. v. 01.

16.
SOUZA, A. A. A.. A natureza da linguagem e o ensino do código vigente. In: I Jornada de Educação do MS, 2003, Campo Grande. Organização do trabalho didático na escola: tendências e movimentyos contemporâneos. Campo Grande MS: Editora UNIDERP, 2003. v. 1. p. 01-687.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, A. A. A.. O herói problemático em Lukács. In: I Seminário de Letras da UEMS/UFMS, 2010, Campo Grande. Anais do I Seminário de Letras UEMS/UFMS, 2010.

2.
SOUZA, A. A. A.. O balaio do bugre Serejo: história, memória e linguagem. In: Segundo Seminário Internacional América Platina, 2008, Campo Grande. Segundo Seminário Internacional América Platina: diálogo regional e dilemas contemporâneos. Campo Grande: Editora UFMS, 2008. v. 01. p. 01-82.

3.
SOUZA, A. A. A.. Infância, textos e bibliotecas. In: Congreso: Textos, Autores y bibliotecas, 2008, Córdoba. Congreso Textos, autores y bibliotecas: Resumenes. Córdoba: Editora da Universidade Nacional de Córdoba, 2008. v. 01. p. 01-86.

4.
SOUZA, A. A. A.. O uso de obras clássicas na escola como metodologia fundamental. In: III Congresso de Estudos Linguísticos e Literários de Mato Grosso do Sul, 2007, Dourados. Letras: teoria e prática. Dourados MS: Editora UEMS, 2007. v. 01. p. 01-62.

Apresentações de Trabalho
1.
FONSECA, W. F. ; SOUZA, A. A. A. . A Canção dos Nibelungos: inventário artístico e acadêmico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, A. A. A.. Antígona - uma leitura fílmica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, V. B. ; SOUZA, A. A. A. . Manual didático de filosofia, editores e mercado.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUZA, A. A. A.. Gramáticas de Língua Portuguesa: aproximações históricas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GRANETTO, Graciela Fátima ; SOUZA, A. A. A. . A leitura nas salas de aula de Língua Portuguesa do Ensino Médio: o que propõem os PCNs. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FONSECA, W. F. ; SOUZA, A. A. A. . Átila: de líder de um povo nômade à representação mítica de heroi nacional germânico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FONSECA, W. F. ; SOUZA, A. A. A. . História e intertextualidade em O anel do Nibelungo de Richard Wagner: as fontes míticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, A. A. A.. A Ilíada: estética de uma guerra civilizatória. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GRANETTO, Graciela Fátima ; SOUZA, A. A. A. . Trajetória da leitura: curiosidades e funções sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
GRANETTO, Graciela Fátima ; SOUZA, A. A. A. . Ensino de literatura: os possíveis diálogos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUZA, A. A. A.. Literatura Infantil na sala de aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SOUZA, A. A. A.. A linguagem brasileira na literatura de M. Lobato. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SOUZA, A. A. A.; SANTANA, J. A. L. . A literatura infantil de Monteiro Lobato e os desafios da Escola Nova. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOUZA, A. A. A.. Ensino de Literatura no Colégio Pedro II, no início do século XX: o Compêndio de História da Literatura Brasileira de Sívio Romero e João Ribeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FONSECA, W. F. ; SOUZA, A. A. A. . Mito, História e Literatura em Wagner: o anel do Nibelungo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUZA, A. A. A.. Ensino de Língua e Literatura no Brasil do século XIX.... 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SOUZA, A. A. A.. Literatura e ensino de literatura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SOUZA, A. A. A.. Arte e Cultura: uma educação necessária. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SOUZA, A. A. A.. O manual didático como instrumento de trabalho na escola secundária (1835-1945). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
SOUZA, A. A. A.. Literatura Infantil na escola: um mito. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
SOUZA, A. A. A.. Literatura Infantil em Sala de Aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SOUZA, A. A. A.. Literatura e Sociedade: o herói problemático em Lukács. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
SOUZA, A. A. A.. Literatura infantil na escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SOUZA, A. A. A.. Formação Docente: saber para ser. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
SOUZA, A. A. A.. Manuais didáticos de ensino de língua e literatura na modernidade: gênese e desenvolvimento histórico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SOUZA, A. A. A.; AMORIM, Fernanda . O estado da arte sobre manuais didáticos na Educação Básica - primeiras aproximações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SOUZA, A. A. A.. O espaço do mundo e o espaço da tela: uma relação histórica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
SOUZA, A. A. A.. MANUAIS DIDÁTICOS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA NA MODERNIDADE: GÊNESE E DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SOUZA, A. A. A.. O manual didático de língua portuguesa na pesquisa e na prática educacional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
SOUZA, A. A. A.. Literatura e leitura na formação de professores de Letras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
SOUZA, A. A. A.. O balaio do bugre Serejo: história, memória e linguagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
SOUZA, A. A. A.. O uso de obras clássicas como metodologia fundamental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
SOUZA, A. A. A.. História da Educação: as formas históricas de organização do trabalho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
SOUZA, A. A. A.. Por que ler os clássicos na escola?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
SOUZA, A. A. A.. A formação e a função social do professor do Ensino Médio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
SOUZA, A. A. A.. Atualidade do pensamento de Marx. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
SOUZA, A. A. A.. A obra de Gilberto Luiz Alves como síntese do pensamento educacional brasileiro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
SOUZA, A. A. A.. A inclusão de alunos num sistema excludente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
SOUZA, A. A. A.. A natureza histórica da literatura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
SOUZA, A. A. A.. Literatura e marxismo: um referencial para o ensino de Língua Portuguesa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
SOUZA, A. A. A.. Estética e ideologia em Clarice Lispector: A hora da estrela.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
SOUZA, A. A. A.. A natureza histórica da linguagem e o ensino do código vigente. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
SOUZA, A. A. A.. Formação do professor leitor e escritor. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, A. A. A.; Samira Lancilotti . Insrumentos do trabalho didático, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
Descrição: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/ico_relevante.gifSOUZA, A. A. A.. Referencial Curricular para o nsino Médio de MS - Área de Linguagens. Campo Grande: FAPEMS, 2004 (Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio).

3.
SOUZA, A. A. A.; OUTROS, E. . Caderno de Linguagens Estéticas. Campo Grande: Gráfica e editora Pantanal, 2003 (Caderno).

4.
SOUZA, A. A. A.. Caderno de Linguagens Conceituais. Campo Grande: Gráfica e Editora Pantanal, 2002 (Caderno para fins didáticos).

5.
SOUZA, A. A. A.; BRAZ, Terezinha Pereira ; MIANUTTI, Joao . Caderno 2.1. - Perspectivas pedagógicas para o Ensino Médio 2002 (Caderno).

6.
SOUZA, A. A. A.; OUTROS . Caderno de Linguagens. Campo Grande: Gráfica e Editora Pantanal, 2002 (Caderno).

7.
SOUZA, A. A. A.. Entrevista: Liberalismo: um debate contemporâneo. Campo Grande: Gráfica e Editora Pantanal, 2001 (Entrevista feita ao professor doutor Gilberto Luis Alves).

8.
Descrição: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/ico_relevante.gifSOUZA, A. A. A.. Caderno 2 - O Ensino Médio na Escola Guaicuru 2000 (Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio).

9.
Descrição: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/ico_relevante.gifSOUZA, A. A. A.; OUTROS . Subsídios à elaboração de políticas para o Ensino Médio. Brasília: Editora do INEP, 1989 (Caderno).

Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUZA, A. A. A.; BRAZ, Terezinha ; MIANUTTI, João . Elaboração da Proposta político pedagógica do Governo Popular do MS - 2ª fase. 2002.

2.
Descrição: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/ico_relevante.gifSOUZA, A. A. A.. Elaboração da Proposta Pedagógica do Governo Popular do MS para o ensino médio da rede estadual. 2000.

3.
SOUZA, A. A. A.; ALVES, Gilberto Luiz . Elaboração dos Planos Estaduais de reforma da Educação Profissional - PEP e do Ensino Médio - PEM do Mato Grosso do Sul. 1998.

Processos ou técnicas
1.
SOUZA, A. A. A.; BRAZ, Terezinha ; COSTA, J. ; PERASSI, R. ; ABRAO, D. ; ALBUQUERQUE, R. L. ; SANTIAGO, E. . Consultoria à Secretaria Estadual de Educação para a elaboração das Diretrizes Curriculares para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 2002.

2.
SOUZA, A. A. A.. Consultoria à Secretaria Estadual de Educação para a elaboração das Políticas e Diretrizes Curriculares do Ensino Médio, em Mato Grosso do Sul. 2001.

3.
SOUZA, A. A. A.. Consultoria para orientar a elaboração dos Planos Estaduais de Reforma da Educação Profissional ? PEP e do Ensino Médio ? PEM do Estado de Mato Grosso do Sul. 1999.

Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico. Revista Estação Literária. 2015.

2.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico da Revista Estação Literária. 2014.

3.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico Revista Estação Literária. 2013.

4.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico Revista Estação Literária. 2013.

5.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico da Revista Estação Literária. 2013.

6.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico Revista Estação Literária. 2012.

7.
SOUZA, A. A. A.. Colaboração no projeto de ensino: Semináio de estudos marxistas - versão 2012. 2012.

8.
SOUZA, A. A. A.. Comissão de reformulação do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia de Campo Grande - UEMS. 2011.

9.
CAMARGO, Paulo Edyr ; SOUZA, A. A. A. . Colaboração no projeto de ensino: Seminários de Estudos Marxistas. 2011.

10.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico. Revista Estação Literária. 2011.

11.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico. Revista Estação Literária. 2011.

12.
SOUZA, A. A. A.. Comissão de elaboração da normas do TCC - curso de Letras - Campo Grande UEMS. 2011.

13.
SOUZA, A. A. A.. Colaboração no projeto de extensão: Antígona. Campo Grande/UEMS. 2011.

14.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico: Revista HISTEDBR. 2010.

15.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico: Revista HISTEDBR. 2010.

16.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico: Revista HISTEDBR. 2010.

17.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico: Revista Estação Literária. 2010.

18.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico. Revista Estação Literária. 2010.

19.
SOUZA, A. A. A.; VILLAMAINA, C. . JART Ato I - primeira jornada de artes da UEMS. 2010.

20.
SOUZA, A. A. A.. Avaliação de livro: Editora UFMS. 2009.

21.
SOUZA, A. A. A.. Comissão de elaboração do projeto do curso de pós-graduação lato-sensu em Gestão Escolar/uems. 2009.

22.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico: Revista Ecco's. 2009.

23.
SOUZA, A. A. A.. Comissão para elaboração de regulamento de Estágio Curricular - Curso Pedagogia/UEMS. 2008.

24.
SOUZA, A. A. A.; Centeno, Carla Villamaina ; CAMARGO, Paulo Edyr ; NERES, Celi Correa ; OUTROS . Elaboração de projeto do curso de Pedagogia da Unidade de Campo Grande. 2007.

25.
SOUZA, A. A. A.; OUTROS . Pré-proposta de políticas nacionais para o ensino médio. 1989.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUZA, A. A. A.; HENRIQUES, L. S. . Gramsci e seu tempo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, A. A. A.. Repressão e resistência no Brasil dos anos 60: para não dizer que não falei das flores. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUZA, A. A. A.; CAMARGO, P. E. B. . A função das obras clássicas na formação humana. 2013. (Relatório de pesquisa).

3.
SOUZA, A. A. A.. A produção material e a organização de instrumentos didáticos utilizados no ensino da língua e literatura. 2010. (Relatório de pesquisa).

4.
SOUZA, A. A. A.. Cadê a leitura da escola? O gato comeu. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SOUZA, A. A. A.. Literatura Infantil: história, funções e usos na Educação Básica. 2009. (Relatório de pesquisa).

6.
SOUZA, A. A. A.. Literatura infantil: dimensões estéticas, históricas e pedagógicas. 2008. (Relatório de pesquisa).

7.
SOUZA, A. A. A.. Levantamento, estudo e catalogação de fontes da literatura infantil. 2007. (Relatório de pesquisa).

8.
SOUZA, A. A. A.. Textos e orientações metodológicas referentes às práticas de leitura e produção de texto. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
ABRAO, D. ; ALBUQUERQUE, R. L. ; SOUZA, A. A. A. ; PERASSI, R. ; NAVEIRA, R. ; SANTIAGO, E. . Curso de capacitação para professores da rede estadual. 2002. .

10.
SOUZA, A. A. A.. Fundamentos históricos filosóficos da Educção. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
SOUZA, A. A. A.. Curso de capacitação para a equipe técnica da Secretaria Estadual de Educação sobre Fundamentos e Tendências Atuais da Educação. 2000. .

12.
SOUZA, A. A. A.. Curso de capacitação: Formação do professor leitor e escritor. 1999. .

13.
SOUZA, A. A. A.. Capacitação do ProLer-Formação do professor-leitor. 1999. .

14.
SOUZA, A. A. A.. Linguagens, códigos e suas tecnologias - uma abordagem histórica. 1999. .

15.
SOUZA, A. A. A.. A produção do Texto Científico. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
SOUZA, A. A. A.. Estado, políticas sociais e políticas públicas da saúde e educação. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
SOUZA, A. A. A.. Redação e criatividade. 1985. .

Demais trabalhos
1.
SOUZA, A. A. A.. Educação, estado e sociedade. 2004 (Palestra) .

2.
SOUZA, A. A. A.. A organização curricular em áreas de estudos. 2000 (Palestra) .

3.
SOUZA, A. A. A.. Interdisciplinaridade e Contextualização. 1999 (Palestra) .

4.
SOUZA, A. A. A.. Projeto de pesquisa e metodologia da pesquisa-ação. 1999 (Palestra) .

5.
SOUZA, A. A. A.; BARRETO, José . Construção do projeto político pedagógico - fundamentos históricos: consenso ou conflito?. 1998 (Coordenção de evento) .

6.
SOUZA, A. A. A.. A profissionalização no ensino de segundo grau em MS: equívoco ou farsa?. 1996 (Comunicação) .

7.
SOUZA, A. A. A.; ALVES, Gilberto Luiz ; FRIAS, Regina Barreto ; BRITO, Sílvia Andarade . Análise histórica da Educaçãonas fronteiras Brsil-Paraguai/Brasil-Bolívia. 1994 (Sessão coordenada) .

8.
SOUZA, A. A. A.. A concepção de trabalho em Marx. 1992 (Palestra) .

9.
SOUZA, A. A. A.. Perspectivas para o ensino médio em MS e no Brasil. 1991 (Seminário Educação e Sociedade - comunicação) .





Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Centeno, Carla Villamaina; COSTA, M. L.; SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de Vivaldo Bispo dos Santos. A validade dos conceitos filosóficos em manuais didáticos do EM: o conceito de homem. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

2.
SOUZA, A. A. A.; ABRAO, D.; LANGER, J.. Participação em banca de Wanderson Fernandes da Fonseca. A canção dos Nibelungos: mito, literatura e história. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

3.
ABRAO, D.; SOUZA, A. A. A.; MENEGAZZO, M. A.; GIACON, E.. Participação em banca de Adriana Cercarioli. Entre infancias e versos: uma leitura da poesia de Manoel de Barros pelo olhar da criança. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

4.
SOUZA, A. A. A.; ABRAO, D.; BRITO, S. H. A.. Participação em banca de Graciela Fátima Graneto. A literatura em manuais didáticos do Ensino Médio: negação, resumos e fragmentos. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

5.
SOUZA, A. A. A.; ALVES, Gilberto Luiz; SOUZA, C. C.. Participação em banca de Carolina Maria Jorge Camargo. O projeto de tombamento e recuperação do Casario do Porto de Corumbá: implicações culturais e ambientais. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

Teses de doutorado
1.
SOUZA, A. A. A.; SCHELBAUER, A. R.; PESSANHA, E.; Brito, silvia Helena; HOFF, S.. Participação em banca de Enilda Fernandes. Métodos e conteúdos de alfabetização em manuais didáticos.... 2014. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de MS.

Qualificações de Doutorado
1.
SOUZA, A. A. A.; ABRAO, D.; GIACON, E.. Participação em banca de Wanderson Fernandes da Fonseca. A canção do nibelungo .... 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

2.
BRITO, Sílvia Andarade; SOUZA, A. A. A.; HOFF, S.; PESSANHA, E.; SCHELBAUER, A. R.. Participação em banca de Enilda Fernandes. Métodos e conteúdos de alfabetização em livros didáticos: de Calkins e A lição de coisas a Lourenço Filho e os testes ABC. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
PULCHERIO, S. L.; BRITO, S. H. A.; SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de Maria Helena Batista. Instrumentos didáticos para a formação do Ensino Médio: uma análise de manuais e apostilas no ensino público e privado de Campo Grande.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

2.
Centeno, Carla Villamaina; COSTA, M. L.; SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de Vagner Teixeira da Silva. O Ensino de Filosofia na Educação de Jovens e Adultos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

3.
CATANANTE, B. R.; DIAS, L. R.; SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de Raul Enrique Cuore. A lei 10639/2003 na visão do docente que atua no EM das escolas da rede pública estadual de Ms. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

4.
SOUZA, A. A. A.; ABRAO, D.; Brito, silvia Helena. Participação em banca de Graciela Fátima Granetto. Ensino de literatura em manuais didáticos de Ensino Médio: negação, resumos e fragmentos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

5.
ABRAO, D.; SOUZA, A. A. A.; PAZ, R. G. L. F.. Participação em banca de Sebastião Ricardo Lima de Oliveira. Dostoiévski e crítica místico-materialista da modernidade. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

6.
Centeno, Carla Villamaina; ARAUJO, C. B. Z. M.; SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de Edione Maria Lazzari. O livro texto "Curso de Didática Geral" do Curso de Pedagogia a distância da Universidade Anhanguera - UNIDERP (2010-2013). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

7.
ABRAO, D.; PINTO, L.; SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de Valdinéia Marcondes Vieira. Otexto literário nas obras didáticas de Língua Portuguesa das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

8.
Samira Lancilotti; NERES, Celi Correa; MORAES, F. C. C.; SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de Ronaldo Rodrigues Moisés. O trabalho didático na Educação Física Inclusiva: análise das práticas desenvolvidas na Escola Municipal Álvaro Lopes em Terenos - MS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

9.
ABRAO, D.; SOUZA, A. A. A.; GIACON, E.. Participação em banca de João Batista Cunha. Marcas da despersonalização na poesia de Sebastião Uchoa Leite. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de Regina Maria Horta B. de Oliveira. A organização do trabalho didático na historiografia educacional: possibilidades de superação. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

2.
SOUZA, A. A. A.; PINTO, Maria Leda; ALBUQUERQUE, Rosa Maria Chaves Nantes de. Participação em banca de Juliana Mucci Mendes. A sociedade brasileira do final do século XIX na obra do livro das crianças de Zalina Rolim. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

3.
SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de Geise Cristina Lubas Ricardi. Alfabetização e os usos sociais da Língua. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

4.
SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de Rosimeire Ribeiro Ferreira. PROEP - Programa de Expansão da Educação Superior em Mato Grosso do Sul. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual de Mato /grosso do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAMARGO, Paulo Edyr Bueno de; SOUZA, A. A. A.; Enilda Fernandes. Participação em banca de Gleize Regina Ferreira da Silva.A realidade oculta nas sátiras de Petronio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

2.
CAMARGO, Paulo Edyr Bueno de; SOUZA, A. A. A.; Samira Lancilotti. Participação em banca de Fábio Lima Pereira.O espelho da decomposição da sociedade romana: análise da obra Cartas a Lucílio, de Lúcio Aneu Sêneca (4 a.C a 65 d.C). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

3.
Enilda Fernandes; SOUZA, A. A. A.; ABRAO, D.. Participação em banca de Ana Carla Bérgamo Domingues.A produção de texto no livro didático do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

4.
SOUZA, A. A. A.; ABRAO, D.; GALHARTE, J. A. X.; GOMES, N. S.. Participação em banca de Wanderson Fernandes da Fonseca.História, mito e literatura em Wagner: O Anel do Nibelungo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - bacharelado) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

5.
SOUZA, A. A. A.; CAMARGO, P. E. B.; MACIEL, M. A. S.; FURUZATO, F. D.. Participação em banca de Alfranio Pedroso Soares.Literatura de Consumo no Ensino Fundamental: um estudo sobre O ladrão de Raios, de Rick Riordan. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - bacharelado) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

6.
Samira Lancilotti; CAMARGO, P. E. B.; SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de Kellen Ferreira Nunes.Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova: reflexões de Pschoal Lemme sobre educação e democracia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

7.
Samira Lancilotti; SOUZA, A. A. A.; FIGUEIRA, K. C. N.. Participação em banca de Petrônio Laitart.Produção Acadêmica Brasileira sobre Escotismo Escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

8.
SOUZA, A. A. A.; Samira Lancilotti; CAMARGO, Paulo Edyr Bueno de. Participação em banca de Maria Helena Batista de Almeida.Formação de Professoressob o influxo das transformações produtivas: breve anáslise das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedgogia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

9.
SOUZA, A. A. A.; CAMARGO, Paulo Edyr Bueno de; Samira Lancilotti. Participação em banca de Glória Elisangela Alegre Gonzales.A biblioteca escolar no Brasil, desde a perspectiva escolanovista: primeiras aproximações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

10.
SOUZA, A. A. A.; CAMARGO, Paulo Edyr Bueno de; Samira Lancilotti. Participação em banca de Josianny aparecida Lopes de Almeida.Monteiro Lobato: ação e produção literária no movimento da escola nova. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.


Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SOUZA, A. A. A.. Concurso público para magistério superior UEMS. 2000.

Concurso público
1.
SOUZA, A. A. A.; ABRAO, D.; PEREIRA, Danglei de Castro. Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargo de Professor do Ensino Superior. 2011. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

2.
SOUZA, A. A. A.; ABRAO, D.; PEREIRA, Danglei de Castro. Banca Examinadora de seleção docente para a área de literatura do curso de Letras - UEMS. 2009. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Outras participações
1.
SOUZA, A. A. A.; GIACON, E.; FURUZATO, F. D.. Banca examinadora de processo seletivo de professores docentes para o curso de Letras. 2013. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

2.
SOUZA, A. A. A.; ABRAO, D.; PEREIRA, Danglei de Castro. Banca examinadora de processo seletivo de professores docentes para o curso de Letras. 2011. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

3.
SOUZA, A. A. A.. Banca examinadora do processo seletivo do curso de especialização lato sensu em Educação Especial. 2006. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

4.
SOUZA, A. A. A.. II Prêmio Sul-mato-grossense de Gestão Pública. 2004. Fundação Escola de Governo do Estado de MS.

5.
SOUZA, A. A. A.. I Prêmio Estácio de Sá de Literatura FESCG. 2003.

6.
SOUZA, A. A. A.. Comitê de Iniciação Científica _ UEMS. 2001.

7.
SOUZA, A. A. A.. Conselho Editorial da UEMS. 2001.





Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Jornada Brasileira de Educação e Linguagem / X Jornada de de Educação de Mato Grosso do Sul / I Encontro de Mestrados Profissionais de Educação e Letras o e.Manual didático de filosofia, editores e mercado.. 2014. (Encontro).

2.
XII Semana de Letras - IX Jornada Nacional de Linguística e Filologia da LP.Repressão e resistência no Brasil dos anos 60: para não dizer que não falei das flores. 2014. (Outra).

3.
V Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguìsticos.Gramáticas de Língua Portuguesa: aproximações históricas. 2013. (Simpósio).

4.
III EEL Encontro de Estudos Literários da UEMS: perspectivas da literatura na sociedade.O heroi problemático.... 2012. (Encontro).

5.
IX Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul - 2012.Coordenação de Comunicação. 2012. (Outra).

6.
IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas ?História, Sociedade e Educação no Brasil? - HISTEDBR.Ensino de literatura no Colégio Pedro II, no início do século XX: o Compêndio de História da Literatura Brasileira, de Sílvio Romero e João Ribeiro. 2012. (Seminário).

7.
VI Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa.A linguagem brasileira na literatura de Monteiro Lobato. 2012. (Outra).

8.
II EEL Encontro de Estudos literarios da UEMS.Manuais didáticos de Lingua e Literatura: reflexões históricas. 2011. (Encontro).

9.
VI Congresso Brasileiro de História da Educação.Ensino de Língua e Literatura no Brasil do século XIX. 2011. (Seminário).

10.
Encontro de Professores da Rede Pública Estadual de Campo Grande.Literatura Infantil em Sala de Aula. 2010. (Encontro).

11.
IEEL - Encontro de Estudos Literários: literatura e sociedade.A complexa relação entre a literatura e a sociedade na representação do herói problemático. 2010. (Encontro).

12.
I Encontro Científico da UFMS/CPAQ.Lançamento do livro Literatura Infantil na Escola. 2010. (Encontro).

13.
VIII Jornada de Educação de MS.Literatura Infantil na Escola: um mito. 2010. (Outra).

14.
20º Encontro Estadual de Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino Fundamental.Brincadeira, brinquedo, literatura infantil, artes visuais e música na educação da infância. 2009. (Encontro).

15.
6º Seminário Internacional da OMEP/BRMS.Literatura infantil na educação da infância. 2009. (Seminário).

16.
Evento de Extensão: A representação do espaço na arte regional.Projeto de Extensão: O espaço do mundo e o espaço da tela: uma relação histórica. 2009. (Outra).

17.
VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas.Manuais didáticos de ensino de língua e literatura: gênese e desenvolvimento histórico. 2009. (Seminário).

18.
VII Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul. 2009. (Outra).

19.
II Seminário Internacional América Platina.O balaio do bugre Serejo: história, memória e linguagem. 2008. (Seminário).

20.
VI Jornada de Educação de Mato Grosso de Sul.O manual didático de língua portuguesa na pesquisa e na prática educacional. 2008. (Outra).

21.
III CELLMS Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários de MS. O uso de obras clássicas na escola como metodologia fundamental. 2007. (Congresso).

22.
Trilhar caminhos para a Língua Portuguesa.Por que ler os clássicos na escola?. 2007. (Outra).

23.
VII Jornada do HISTEDBR.Manual didático: formas históricas e superação / História da educação: formas históricas da organização do trabalho. 2007. (Outra).

24.
III Seminário em Educação - (Re)Visitando os Pensadores.A atualidade do pensamento de Marx. 2006. (Seminário).

25.
IV Jornada de Educação de MS.Mesa redonda: Formação e função social do professor para a educação básica. 2006. (Outra).

26.
A pedagogia de ontem e hoje: um olhar sobre os pensadores.A obra de Gilberto Luiz Alves como síntese do pensamento educacional brasileiro. 2005. (Encontro).

27.
III Jornada de Educação de MS. 2005. (Outra).

28.
II Seminário "O esporte na educação especial".A inclusão de alunos num sistema excludente. 2005. (Seminário).

29.
A natureza histórica da literatura.A natureza histórica da literatura. 2004. (Outra).

30.
II Jornada de Educação de MS.Literatura e marxismo: um referencial para o ensino da Língua Portuguesa. 2004. (Outra).

31.
I Jornada de Educação de MS - A Organização do Trabalho Didático na Escola: Tendências e Movimentos Contemporâneos.I Jornada de Educação de MS. 2003. (Outra).

32.
V Semana de Letras: Linguagem na era pós-moderna.Estética e ideologia em Clarice Lispector: A hora da estrela. 2003. (Outra).

33.
VIII S.E.L..VIII S.E.L. Seminário de Estudo Literários. 1999. (Seminário).

34.
Curso: Pressupostos da Teoria Construtivista.Curso: Pressupostos da Teoria Construtivista. 1993. (Outra).

35.
Curso: História do pensamento pedagógico brasileiro.Curso: História do pensamento pedagógico brasileiro. 1992. (Outra).

36.
Educação e Sociedade Hoje.Educação e Sociedade Hoje. 1992. (Seminário).

37.
II Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. II Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 1992. (Congresso).

38.
6ª CBE - Conferência Brasileira de Educação.6ª CBE - Conferência Brasileira de Educação. 1991. (Outra).

39.
VI ENDIPE (Encontro Nacioanl de Didática e Prática de Ensino) e I ENCOSUL(Encontro dos Países do Cone-Sul sobre Formação do Educador).VI ENDIPE (Encontro Nacioanl de Didática e Prática de Ensino) e I ENCOSUL(Encontro dos Países do Cone-Sul sobre Formação do Educador). 1991. (Encontro).

40.
Educação e trabalho.Curso: Educação e trabalho. 1987. (Outra).

41.
X Reunião da ANPED.X Reunião da ANPED. 1987. (Outra).

42.
5º Congresso Nacional de Língua Portuguesa. 5º Congresso Nacional de Língua Portuguesa. 1986. (Congresso).

43.
7º Congresso Nacional de Letras e Ciências Humanas. 7º Congresso Nacional de Letras e Ciencias Humanas. 1986. (Congresso).

44.
9ª Reuniao Anual da ANPED.9ª Reunião Anual da ANPED - Educação e constituinte. 1986. (Outra).

45.
Análise do poema: teoria e prática..Curso: análise do poema - teoria e prática.. 1986. (Outra).

46.
IV CBE - Conferência Brasileira de Educação.IV CBE - Conferência Brasileira de Educação. 1986. (Outra).

47.
6º Congresso Nacional de Letras e Ciencias Humanas. 6º Congresso Nacional de Letras e Ciências Humanas. 1985. (Congresso).

48.
Congresso Brasileiro de Literatura Infantil e Juvenil. Congresso Brasileiro de Literatura Infantil e Juvenil. 1985. (Congresso).

49.
Encontro Nacional de Educadores do 2º grau das Secretarias de Educação/ MEC.Encontro Nacional de Educadores do 2º grau das Secretarias de Educação/ MEC. 1985. (Encontro).

50.
Curso: Textos instrucionais - novos elementos para redação.Curso: Textos instrucionais - novos elementos para redação. 1984. (Outra).

51.
Semana de estudos: o currículo em questão.Semana de Estudos: o currículo em questão. 1984. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, A. A. A.. VII Jornada do HISTEDBR. 2007. (Outro).

2.
SOUZA, A. A. A.. IV Jornada de Educação de MS. 2006. (Outro).

3.
SOUZA, A. A. A.. I Encontro de Pesquisadores da UFMS sobre Questões Latino-Americanas. 1995. (Outro).





Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Wanderson Fernandes da Fonseca. A canção dos Nibelungos: mito, literatura e história. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

2.
Vivaldo Bispo dos Santos. A validade dos conceitos filosóficos em manuais didáticos do Ensino Médio: o conceito de homem. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

3.
Descrição: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/logolattes.gifGraciela Fatima Granetto. Literatura no Ensino Médio: um estudo sobre instrumentos de leitura. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elisangela Correa Arruda dos Santos. Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Normal Superior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

2.
Ivete Ferra Conca. Estudo comparativo de materiais didáticos de Língua Portuguesa e Literatura para o Ensino Médio. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Linguagens Clássicas e Contempor...) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande/MS. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

3.
Marta Lina de Paula Balcaçar. Livro didático: políticas públicas de aquisição e distribuição. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologias de Linguagens Clássicas e Contemp....) - Estácio de Sá - Campo Grande. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

4.
Juliana Mucci Mendes. A sociedade brasileira do final do século XIX na obra livro das crianças de Zalina Rolim. 2005. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Wanderson Fernandes Fonseca. Literatura, históra e mito em O anel do Nibelungo, de Wagner. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

2.
Alfranio Pedroso Soares. Mitologia grega e pastiche: O ladrão de raios de Rick Riordan: uma crítica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - bacharelado) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

3.
Josianny Aparecida Lopes de Santana. Monteiro Lobato: ação e produção literária no movimento da Escola Nova no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

4.
Thayna Bento Ribeiro. Um estudo sobre a metodologia do ensino de poemas infantis na Escola de 1º Grau. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

5.
Janice Rodrigues. Literatura infantil na escola: os contos de fada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

6.
Crisrober da Silva Santos. A função da escola pública como espaço de convivência social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

7.
Rozimeire Aguero Barrios Fernandes. Aversão à leitura em alunos da Escola Cel. Sapucaia: um estudo de caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Universidade Estadual de Mato /grosso do Sul. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

8.
Juçara Aparecida de Oliveira. A influência da literatura de Monteiro Lobato no movimento da Escola Nova. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Universidade Estadual de Mato /grosso do Sul. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

Iniciação científica
1.
Jéssica Ragazzi Balbino. A filosofia do sertão de Guimarães Rosa em Grande Sertão: veredas. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

2.
Maria Nazareth Bezerra. São Bernardo: levantamento de fontes e construção da fortuna crítica. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

3.
Wanderson Fernandes Fonseca. A literatura mítica na ópera de Wagner.... 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

4.
Alfranio Pedroso Soares. A mitologia grega no universo do livro paradidático contemporâneo. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

5.
Luciana de Almeida Moreira. LEVANTAMENTO, LEITURA E ORGANIZAÇÃO DE FONTES - MANUAIS DIDÁTICOS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA UTILIZADOS NO COLÉGIO PEDRO II. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato /grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

6.
Fernanda Costa Amorim. LEVANTAMENTO, LEITURA E ORGANIZAÇÃO DO ESTADO DA ARTE SOBRE MANUAIS DIDÁTICOS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato /grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.

Orientações de outra natureza
1.
Wanderson Fernandes Fonseca. Monitoria desenvolvida na disciplina Linguagem, História e Sociedade. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS - fluxo contínuo. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.




Membro do Grupo de Trabalho do MEC
instituído pela Portaria Ministerial 86/87que redigiu o documento
"Políticas Nacionais para o Ensino de 2º Grau", como representante da
Região Centro ? Oeste. Brasília, 1986/1987.



Nenhum comentário:

Postar um comentário