.
Currículo
Lates. Ana Aparecida Arguelho de Souza
e-mail:
anaarguelho@gmail.com
Graduação
em Letras - Licenciatura Plena - pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato
Grosso. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Doutora em Letras Literatura pela UNESP - campus Assis. Em regime de
aposentadoria desde 2014. Foi vinculada à UEMS (Universidade Estadual de Mato
Grosso do Sul), em regime de 40hTI, como professora adjunta e pesquisadora.
Compõe o Grupo de Pesquisa Literatura, História e Sociedade. Atuou no curso de
Letras e nos Programas de Mestrado em Letras e em Educação - UEMS. Desenvolveu
vários projetos de pesquisa financiados pelo CNPQ, entre os quais os mais
recentes foram: 1. Literatura e sociedade: relações mediadas; 2. A organização
do trabalho didático na perspectiva de educadores da escola nova (1930-1970): o
papel de Monteiro Lobato. Pertence ao Conselho Consultivo das revistas: Revista
HISTEDBR nacional; Revista Estação Literária - UEL; Revista Educação e Linguagem;
Revista de Estudos Literários da UEMS - REVELL, Ágora e da Editora Navegantes -
UNICAMP. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com os temas:
literaturas clássicas; literatura e sociedade e literatura infantil; história
da educação, instrumentos do trabalho didático e ensino de literatura,
respectivamente.
Tem publicações e organizações de livros, entre os
quais se destacam:
Literatura infantil na escola: a
leitura em sala de aula. Em segunda edição. Editora Autores Associados/ Campinas.
O
humanismo em Clarice Lispector: um estudo do ser social em A Hora da Estrela de
Clarice Lispector. Musa Editora / São Paulo.
O mundo
dos homens gregos e latinos: lendo os clássicos na escola. Campo Grande:
Editora UFMS.
Identificação
Nome
Ana
Aparecida Arguelho de Souza
Nome em
citações bibliográficas
SOUZA, A.
A. A. SOUZA, ANA APARECIDA ARGUELHO DE
Endereço
Profissional
Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul.
Rua Tapajós, 83
Taquari
79022-210 - Campo Grande, MS - Brasil
Telefone: (67) 33518081
Rua Tapajós, 83
Taquari
79022-210 - Campo Grande, MS - Brasil
Telefone: (67) 33518081
1998 -
2003
Doutorado
em Letras.
UNESP - campus Assis, UNESP, Brasil.
Título: A hora da estrela: um projeto estético-ideológico na obra de Clarice Lispector, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Le tizia Zini Antunes.
Palavras-chave: A hora da estrela estética ideologia.
Setores de atividade: Educação Superior.
UNESP - campus Assis, UNESP, Brasil.
Título: A hora da estrela: um projeto estético-ideológico na obra de Clarice Lispector, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Le tizia Zini Antunes.
Palavras-chave: A hora da estrela estética ideologia.
Setores de atividade: Educação Superior.
1990 -
1994
Mestrado
em Educação (Conceito CAPES 5).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: A profissionalização no ensino de 2º grau em Mato Grosso do Sul: equívoco ou farsa?,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Gilberto Luiz Alves.
Grande área: Ciências Humanas
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: A profissionalização no ensino de 2º grau em Mato Grosso do Sul: equívoco ou farsa?,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Gilberto Luiz Alves.
Grande área: Ciências Humanas
1988 -
1989
Especialização
em Didádica e Metodologia do Ensino Superior.
Faculdade de Ciências e Letras Dom Aquino, FCL DA, Brasil.
Faculdade de Ciências e Letras Dom Aquino, FCL DA, Brasil.
1978 -
1981
Graduação
em Licenciatura Plena em Letras.
Faculdade de Ciências e Letras Dom Aquino, FCL DA, Brasil.
Faculdade de Ciências e Letras Dom Aquino, FCL DA, Brasil.
Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Vínculo
institucional
1998 -
Atual
Vínculo:
Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária:
40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras
informações
Professora/pesquisadora
- atua nos programas de Mestrado Acadêmico de Letras e Mestrado Profissional de
Educação; na Graduação - Bacharelado em Letras. Ministra as seguintes
disciplinas: Literatura e Sociedade; Linguagens, História e Sociedade; Cienma e
Ciências Humanas.
Atividades
05/2012 -
Atual
Ensino,
Mestrado Profissional em Educação, Nível: Pós-Graduação
Disciplinas
ministradas
Tópicos Especiais em Literatura Infantil
Tópicos Especiais em Literatura Infantil
08/2010 -
Atual
Ensino,
Mestrado Acadêmico em Letras, Nível: Pós-Graduação
Disciplinas
ministradas
Literatura e Sociedade
Seminário de dissertações em andamento
Literatura e Sociedade
Seminário de dissertações em andamento
01/2010 -
Atual
Pesquisa
e desenvolvimento , Divisao de Pesquisa Propp, .
03/2006 -
Atual
Conselhos,
Comissões e Consultoria, Divisao de Pesquisa Propp, .
Cargo ou
função
Consultor de projetos e relatórios de Pesquisa e Iniciação Científica.
Consultor de projetos e relatórios de Pesquisa e Iniciação Científica.
03/2011 -
12/2011
Extensão
universitária , Universidade Estadual de MS, .
Atividade
de extensão realizada
Palestra ministrada.
Palestra ministrada.
03/2003 -
12/2011
Conselhos,
Comissões e Consultoria, Divisao de Pesquisa Propp, .
Cargo ou
função
Consultor de Pesquisa na área de Ciências Humanas.
Consultor de Pesquisa na área de Ciências Humanas.
03/2005 -
11/2008
Conselhos,
Comissões e Consultoria, Editora UEMS, .
Cargo ou
função
Consultor interno da Editora UEMS.
Consultor interno da Editora UEMS.
04/2004 -
10/2008
Conselhos,
Comissões e Consultoria, Divisao de Pesquisa Propp, .
Cargo ou
função
Comitê Científico da II, III e IV Jornadas de Educação de Mato Grosso do Sul.
Comitê Científico da II, III e IV Jornadas de Educação de Mato Grosso do Sul.
07/2006 -
11/2007
Ensino,
Especialização em Educação Especial, Nível: Pós-Graduação
Disciplinas
ministradas
Leitura e produção de textos
Leitura e produção de textos
10/2005 -
10/2006
Conselhos,
Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .
Cargo ou
função
Representante Docente junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Representante Docente junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
07/2006 -
07/2006
Conselhos,
Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - UEMS, .
Cargo ou
função
Membro da comissão Científica da III Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul.
Membro da comissão Científica da III Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul.
08/2005 -
12/2005
Conselhos,
Comissões e Consultoria, Unidade Campo Grande, .
Cargo ou
função
Vice-presidente do Colegiado do Curso Normal Superior de Campo Grande UEMS.
Vice-presidente do Colegiado do Curso Normal Superior de Campo Grande UEMS.
02/2005 -
02/2005
Extensão
universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - UEMS, .
Atividade
de extensão realizada
8º Encontro de professores da UEMS.
8º Encontro de professores da UEMS.
04/2004 -
12/2004
Extensão
universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - UEMS, .
Atividade
de extensão realizada
Elaboração de material didático: Antologia Literária -prática de leitura e produção de texto.
Elaboração de material didático: Antologia Literária -prática de leitura e produção de texto.
11/2004 -
11/2004
Extensão
universitária , Universidade Federal de MS, .
Atividade
de extensão realizada
Palestra ministrada.
Palestra ministrada.
07/2004 -
07/2004
Conselhos,
Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - UEMS, .
Cargo ou
função
Membro da Comissão Cintífica da II Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul.
Membro da Comissão Cintífica da II Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul.
05/2001 -
10/2003
Extensão
universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - UEMS, .
Atividade
de extensão realizada
Curso de extensão - Fundamentos históricos filosóficos da educação.
Curso de extensão - Fundamentos históricos filosóficos da educação.
Estácio
de Sá - Campo Grande, FES, Brasil.
Vínculo
institucional
2000 -
2006
Vínculo:
Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
06/2005 -
12/2005
Ensino,
Metodologia e prática de ling clássicas e contemp., Nível: Pós-Graduação
Disciplinas
ministradas
Teorias da literatura e literaturas modernas e contemporâneas
Teorias da literatura e literaturas modernas e contemporâneas
02/2005 -
12/2005
Direção e
administração, Coordenação de Pós-graduação, .
Cargo ou
função
Coordenação do Curso de Pós-graduação lato sensu em "Metodologia e prática de linguagens clássicas e contemporâneas em sala de aula".
Coordenação do Curso de Pós-graduação lato sensu em "Metodologia e prática de linguagens clássicas e contemporâneas em sala de aula".
Universidade
Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Vínculo
institucional
1997 -
2002
Vínculo:
Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 30
Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo
institucional
1994 -
1997
Vínculo:
Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Cedido, Carga horária: 40
Secretaria
Estadual de Educação de MS, SE, Brasil.
Vínculo
institucional
1967 -
1994
Vínculo:
Colaborador, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 40
UNAES,
UNAES, Brasil.
Vínculo
institucional
1995 -
1995
Vínculo:
Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR HORISTA, Carga horária: 12,
Regime: Dedicação exclusiva.
Antonio
João Figueiredo, EEPSG, Brasil.
Vínculo
institucional
1975 -
1978
Vínculo:
professor de ensino fundamenta, Enquadramento Funcional: estatutário, Carga
horária: 40
Joaquim
Murtinho, EEPSG, Brasil.
Vínculo
institucional
1974 -
1974
Vínculo:
professor do ensino fundamenta, Enquadramento Funcional: estatutário, Carga
horária: 20
Joaquim
Murtinho, EEPG, Brasil.
Vínculo
institucional
1967 -
1970
Vínculo:
professor de ensino fundamenta, Enquadramento Funcional: estatutário, Carga
horária: 20
Arlindo
de Andrade Gomes, EEPSG, Brasil.
Vínculo
institucional
1979 -
1982
Vínculo:
professor de ensino médio, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária:
40
Castelo
Branco, EEPSG, Brasil.
Vínculo
institucional
1971 -
1973
Vínculo:
professor de ensino fundamenta, Enquadramento Funcional: estatutário, Carga
horária: 20
Centro
Estudantil Mato-Grossense, CESM, Brasil.
Vínculo institucional
1984 -
1985
Vínculo:
professor de ensino médio, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária:
20
Ginásio
Comercial Santo Afonso, GCSA, Brasil.
Vínculo
institucional
1970 -
1972
Vínculo:
professor de ensino fundamenta, Enquadramento Funcional: estatutário, Carga
horária: 20
José
Antonio Pereira, EEPG, Brasil.
Vínculo
institucional
1973 -
1973
Vínculo:
professor de ensino fundamental, Enquadramento Funcional: estatutário, Carga
horária: 20
Ensino de
Linguagens
Historiografia
literária
Organização
do Trabalho Didático
A
organização do trabalho didático na perspectiva de educadores da escola nova
(1930-1970)
Descrição:
Este projeto discute a atuação do escritor Monteiro Lobato no Movimento da
Escola Nova, no Brasil, e o papel que cumpriu sua literatura para as mudanças
na linguagem literária brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Ana Aparecida Arguelho de Souza - Integrante / Carla Villamaina Centeno - Coordenador / CMARGO, Paulo Edyr - Integrante / LANCILOTTI, Samira - Integrante / FERNANDES, Enilda - Integrante / Silvia Helena Andrade de Brito - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa/ MEC - Auxílio financeiro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Ana Aparecida Arguelho de Souza - Integrante / Carla Villamaina Centeno - Coordenador / CMARGO, Paulo Edyr - Integrante / LANCILOTTI, Samira - Integrante / FERNANDES, Enilda - Integrante / Silvia Helena Andrade de Brito - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa/ MEC - Auxílio financeiro.
Literatura
e Sociedade: relações mediadas
Descrição:
O presente projeto de pesquisa está vinculado à linha de pesquisa
Historiografia Literária, do Mestrado em Letras ? Unidade de Campo Grande ? e
ao grupo de estudos e pesquisa Literatura, História e Sociedade. Tem como
objeto a investigação de fontes clássicas da literatura moderna e
contemporânea, com o objetivo de apreender, por meio dos seus elementos estéticos,
as sociedades que as produziram. Pretende-se com esta pesquisa reunir e
sistematizar um conjunto de estudos já realizados por esta pesquisadora sob a
ótica da Ciência da História, bem como acrescentar outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ana Aparecida Arguelho de Souza - Coordenador / Wanderson Fernandes Fonseca - Integrante / Débora Daiana Nogueira da Costa - Integrante / Jéssica Ragazzi Balbino - Integrante / Lilian Mello Hodgson - Integrante.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ana Aparecida Arguelho de Souza - Coordenador / Wanderson Fernandes Fonseca - Integrante / Débora Daiana Nogueira da Costa - Integrante / Jéssica Ragazzi Balbino - Integrante / Lilian Mello Hodgson - Integrante.
A função
das obras clássicas na formação humana.
Descrição:
O presente projeto de pesquisa investiga, como objeto específico, o conjunto da
literatura antiga e medieval, como elementos da cultura clássica, necessária à
formação do professor de literatura do ensino fundamental. A pesquisa será
conduzida, buscando na história uma reflexão de ordem mais geral sobre os
clássicos e consistirá no levantamento, exame e análise de excertos e obras
completas significativas da literatura e do pensamento, que compõem o acervo
cultural de diferentes períodos históricos, a saber: o mundo antigo e medieval.
Naturalmente que se trata de uma pesquisa que opera por recortes históricos
dada a abrangência e a complexidade das sociedades no interior das quais se
forjou e se organizou a cultura como patrimônio histórico da humanidade. A
escolha dos períodos se deu com vistas a contribuir com a reflexão acadêmica
sobre como esses elementos, que compõem o acervo da cultura humana podem
contribuir como elementos imprescindíveis à formação dos homens, na medida em
que privilegiam a relação entre a arte, a literatura e a materialidade da vida
em sociedade. Trata-se, pois, de pesquisa bibliográfica e documental, cujo
objetivo mais amplo é sistematizar e analisar fontes primárias e secundárias
para uso do professor em sala de aula. Seu registro será feito na forma de
relatórios parciais e final de pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Aparecida Arguelho de Souza - Coordenador / Paulo E. Bueno Camargo - Integrante.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Aparecida Arguelho de Souza - Coordenador / Paulo E. Bueno Camargo - Integrante.
Instrumentos
didáticos para o ensino de língua e literatura: uma perspectiva histórica
Descrição:
A presente investigação se coloca dentro de um projeto mais amplo - A produção
material e a organização dos instrumentos didáticos (antologias, compêndios e
gramáticas) utilizados no ensino da Língua e Literatura, no Colégio Pedro II
(1835 a 1945) - e parte da necessidade de repensar os instrumentos utilizados
no trabalho didático contemporâneo, evidenciando seu caráter histórico e
questionando sua naturalização como coisas que estariam pairando dentro das
escolas, independentes do tempo. Nesses termos é essencial reconstruir,
historicamente, as diferentes funções assumidas pelos instrumentos de trabalho,
visto que essas funções são determinantes para se compreender o conteúdo e os
usos que se fizeram dos mesmos. Será no exame do processo histórico de
constituição da escola moderna no Brasil que se encontrarão respostas para
problemas relativos às diferenças entre formas assumidas pelos instrumentos
didáticos. A pesquisa é de caráter interinstitucional e mapeia instrumentos
didáticos de diversas áreas. Dado seu caráter coletivo, optamos por investigar
o ensino da língua e da literatura tal como ele configurou-se nos instrumentos
investigados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Literatura
infantil: história, funções e usos na escola de educação básica
Descrição:
O projeto elege como objeto de investigação a literatura infantil. Com base no
referencial teórico da Ciência da História analisa os fundamentos dessa
literatura e da infância, a natureza estética, a função pedagógica, os usos e
desusos das obras da literatura infantil como instrumentos didáticos de leitura
em salas de aula do ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
NEPAC -
Núcleo de Estudos e Produções Artístico-Cultural
Descrição:
Participação em sessões de filmes em debate. Coordenação de um dos debates..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Seminário de Estudos Marxistas
Situação: Concluído; Natureza:
Outra.
2014 -
2014
Seminário
de Estudos Marxistas
Situação:
Concluído; Natureza: Outra.
Seminário
Autores Marxistas Contemporâneos
Descrição:
O projeto consiste de reuniões quinzenais que agregam alunos de todos os cursos
da Unidade de Campo Grande em torno do debate de textos clássicos do marxismo.
O Projeto de Ensino Seminários de Estudos Marxistas é uma ferramenta que
permitirá aos alunos aprofundarem conhecimentos e adquirirem o domínio teórico
necessário ao desenvolvimento científico, na perspectiva marxista, caso seja
essa sua opção...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Projeto
de Ensino: Veredas da Pesquisa
Descrição:
O projeto nasceu por solicitação de alunos da graduação e bacharelado em Letras
que gostariam de ter seus projetos discutidos em grupo. Uma experiência análoga
feita no mestrado em Letras mostrou a eficácia de uma experiência onde alunos
trocam leitura de seus projetos e se reúnem para debatê-los. Acredita-se que um
projeto de ensino no qual os alunos possam discutir praticamente o processo de
maturação e execução da pesquisa contribuirá para a qualidade do TCC. O tempo
de duração do projeto obedece à quantidade de alunos participantes, pois cada
um deverá apresentar e discutir seu projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Ana Aparecida Arguelho de Souza - Coordenador / Alfrânio Pedroso Soares - Integrante / Wanderson Fernandes Fonseca - Integrante.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Ana Aparecida Arguelho de Souza - Coordenador / Alfrânio Pedroso Soares - Integrante / Wanderson Fernandes Fonseca - Integrante.
Projeto
de Evento Científico: IX Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul/2012
Descrição:
Há quase uma década a Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul foi idealizada
e promovida, inicialmente, pela Coordenação dos Cursos Normal Superior e Curso
de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS e pela
Coordenação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera/Uniderp. Em 2010,
a parceria para a realização do evento ampliou-se com a participação da
Coordenação do Curso de Pedagogia do IESF (Instituto de Ensino Superior da
Funlec), a Coordenação do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e a
Coordenação do Curso de Pedagogia da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). Em
2012, além das Instituições que já compõem a organização do evento, teremos
ainda a participação dos professores orientadores dos Programas de
Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Letras da Universidade Estadual de
Mato Grosso do Sul/Unidade Universitária de Paranaíba e Campo Grande,
respectivamente. O evento tem como objetivo possibilitar o debate entre
renomados pesquisadores e a comunidade acadêmica, bem como, ampliar a discussão
a respeito dos impactos causados pelas novas políticas educacionais,
influenciando diretamente a produção do conhecimento como desafio para o
trabalho docente em Mato Grosso do Sul. Os recursos financeiros são oriundos do
Edital Chamada FUNDECT Nº. 07/2011/PAE, por meio da Nota de Emprenho:
2012NE00609 de 12/09/2012, publicada no Diário Oficial nº. 8.294 de 15/10/2012
p. 16..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 -
2012
Projeto
de Ensino: Seminários de Estudos dos Clássicos do Marxismo
Descrição:
O projeto consiste de reuniões quinzenais que agregam alunos de todos os cursos
da Unidade de Campo Grande em torno do debate de textos de autores marxistas
contemporâneos. O Projeto de Ensino Seminários de Estudos Marxistas é uma
ferramenta que permitirá aos alunos aprofundarem conhecimentos e adquirirem o
domínio teórico necessário ao desenvolvimento científico, na perspectiva
marxista, caso seja essa sua opção...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Projeto
de Ensino: Seminários de Estudos Marxistas Contemporâneos
Descrição:
O projeto consiste de reuniões quinzenais que agregam alunos de todos os cursos
da Unidade de Campo Grande em torno do debate de textos clássicos do marxismo.
O Projeto de Ensino Seminários de Estudos Marxistas é uma ferramenta que
permitirá aos alunos aprofundarem conhecimentos e adquirirem o domínio teórico
necessário ao desenvolvimento científico, na perspectiva marxista, caso seja
essa sua opção...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 -
Atual
Periódico:
Revista Educação e Linguagens
2012 -
Atual
Periódico:
Editora Navegantes
2011 -
Atual
Periódico:
Revista HISTEDBR On-line
2010 -
Atual
Periódico:
REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS
2008 -
Atual
Periódico:
Revista Estação Literária
2001 -
2002
Periódico:
Ágora (Campo Grande)
1.
Grande
área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande
área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande
área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Espanhol
Compreende
Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende
Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Produção
bibliográfica
Ordenar
por
1.
SOUZA, ANA APARECIDA ARGUELHO DE. A literatura de Monteiro Lobato
e a escola nova. Revista HISTEDBR On-line, v. 17, p. 20-41, 2017.
2.
SOUZA, A. A. A.; GRANETTO, Graciela Fátima . A
literatura na organização didática da escola moderna: em um caminho de perdas,
a expressão de uma sociedade utilitarista. Revista HISTEDBR On-line, v. 14, p.
01-133, 2015.
3.
SOUZA, A. A. A.. Ensino de língua e literatura
no século XIX: o Curso Elementar de Literatura Nacional e as Postilhas de
Rethorica e Poetica utilizados no Imperial Colégio Dom Pedro II. Cadernos de
História da Educação (Online), v. 12, p. 15-363, 2013.
4.
SOUZA, A. A. A.; STEFAN, G. S. . As bases do
ensino musical contemporâneo: o Colégio Pedro II e a atuação de Villa-Lobos na
Escola Nova. Interfaces da Educação, v. 01, p. 01-89, 2013.
5.
FONSECA,
W. F. ; SOUZA, A. A. A. . História e intertextualidade
em O anel do Nibelungo de Richard Wagner: as fontes literárias. Web-Revista
Discursividade: Estudos Linguísticos, v. 01, p. 01, 2013.
6.
GRANETTO,
Graciela Fátima ; SOUZA, A. A. A. . Ensino de literatura: os
possíveis diálogos. Web-Revista Discursividade: Estudos Linguísticos, v. 01, p.
15-31, 2013.
7.
SOUZA, A. A. A.. Cadê a literatura da escola? O
gato comeu: reflexões sobre infancia, textos literários e bibliotecas.
Interfaces da Educação, v. 2, p. 18-31, 2011.
8.
SOUZA, A. A. A.. Literatura e História na
Educação Medieval. Mirabilia (Vitória. Online), v. 13, p. 05-26, 2011.
9.
SOUZA, A. A. A.. Manuais didáticos de Língua e
Literatura: gênese e desenvolvimento histórico. Revista HISTEDBR On-line, v.
01, p. 06-19, 2010.
10.
SOUZA, A. A. A.. O balaio do bugre Serejo:
história, memória e linguagem. Patrimônio e Memória (UNESP), v. 5, p. 1-9,
2009.
11.
SOUZA, A. A. A.. A atualidade do pensamento
marxista. Trabalho Necessário (Online), v. 06, p. 03 / 01-20, 2008.
12.
SOUZA, A. A. A.. Mais reflexões sobre o
Panorama. Rabiscos de Primeira (UFMS), v. 8, p. 01/65-77-84, 2008.
13.
SOUZA, A. A. A.; LIMA, M. F. M. ; PEREIRA, S. M. ; ARRUDA, E. E. . Sobre(o)viver de crianças e adolescentes: uma
reflexão acerca do método de pesquisa. Trabalho Necessário (Online), Niterói -
RJ, v. 4, 2006.
14.
SOUZA, A. A. A.. Apontamentos sobre a educação
confessional na fronteira de Bela Vista-MS com o Paraguai: o Ginásio Comercial
Santo Afonso. Revista HISTEDBR On-line, Unicamp - Campinas - Sp, 2004.
15.
SOUZA, A. A. A.; ESNARRIAGA, E. ; LIMA, M. F. M. ; PEREIRA, S. M. . Sobre o viver da criança e do
adolescente em Campo Grande MS. Intermeio (UFMS), Campo Grande MS, 2003.
16.
SOUZA, A. A. A.. Colcha de Retalhos: uma leitura
da vida na magia do cinema. Ágora (Campo Grande), Campo Grande, v. 1, 2002.
17.
SOUZA, A. A. A.. A questão da unidade dramática:
Gil Vicente e Calderon de La Barca. Multitemas (UCDB), Campo grande, v. 16,
2000.
18.
SOUZA, A. A. A.. Uma leitura histórica de
Clarice Lispector: A hora da Estrela.. O Guardador de Inutensílios, Campo
Grande - MS, v. 2, 1999.
19.
SOUZA, A. A. A.. A qualidade do ensino -
perspectiva histórica. Multitemas (UCDB), v. 1, p. 7-172, 1996.
1.
SOUZA, A. A. A.. Literatura infantil na escola -
1ª reimpressão. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2015. v. 1.000. 112p .
2.
SOUZA, A. A. A.; Centeno, Carla Villamaina
(Org.) ; PULCHERIO, S. L. (Org.) . O trabalho didático em exame. 01. ed. Campo
Grande: Life, 2015. v. 01.
3.
SOUZA, A. A. A.. O humanismo em Clarice
Lispector: um estudo do ser social em AHE. 01. ed. São Paulo: Musa Editora,
2006. v. 01. 149p .
4.
SOUZA, A. A. A.; FRIAS, Regina Barreto (Org.) .
O processo educativo na atualidade: fundamentos teóricos. 1. ed. Campo Grande:
UNIDERP, 2005. v. 1. 217p .
5.
SOUZA, A. A. A.. O mundo dos homens gregos e
latinos: lendo os clássicos na escola. 1. ed. Campo Grande: Editora UFMS, 2005.
v. 1. 128p .
1.
SOUZA, A. A. A.. A pesquisa educacional no
interior dos programas de iniciação científica. In: Celi Corrêa Neres; Lucilene
Soares da Costa. (Org.). Pesquisa em educação, politicas publicas e formação de
professores em questãoo. 1ed.Campo Grande MS: Life Editora, 2016, v. 1, p.
11-24.
2.
SOUZA, A. A. A.. Literatura e educação: a
formação do homem grego em Hesíodo. In: Adriana Barros; Neide Teno; Susilene
Dias de Araujo. (Org.). Manifestações: ensaios críticos de lingua e literatura.
1ed.Curitiba: Appris, 2016, v. 1, p. 15-311.
3.
SANTOS,
V. B. ; SOUZA, A. A. A. . A filosofia no manual
didático: conceitos e materialidade em confronto. In: Ana A. A. Souza; Carla V.
Centeno; Samira L. Pulchério.. (Org.). O trabalho didático em exame. 01ed.Campo
Grande: Life, 2015, v. 01, p. 215-235.
4.
SOUZA, A. A. A.. Na figuração do heroi
problemático a complexa relação entre leitura e sociedade. In: Daniel Abrão;
Eliane Maria de Oliveira Giacon. (Org.). Pesquisa e literatura: deslocamentos,
conexões e diferenças. 1ªed.Curitiba: , 2014, v. 01, p. 11-214.
5.
SOUZA, A. A. A.. Ensino de literatura no Colégio
Pedro II no início do século XX: o compêndio de literatura brasileira de Sílvio
Romero e João Ribeiro. In: Maria Leda Pinto; Lucilo Antonio Rodrigues; Silvane
Freitas; Ruberval Maciel. (Org.). Ensino de Linguagens - diferentes perspectivas.
1ªed.Curitiba: Appris, 2014, v. 00, p. 49-64.
6.
SOUZA, A. A. A.. Arte e cultura: uma educação
necessária. In: Olga Maria dos Reis Ferro e Zaira de Andrade Lopes. (Org.).
Educação e Cultura: lições históricas do universo pantaneiro. 01ed.Campo
Grande: Editora d Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2013, v. 01, p.
01-100.
7.
SOUZA, A. A. A.. A arte de Genésio Fernandes.
In: Fábio Pellegrine; Daniel Reino. (Org.). Vozes das artes plásticas de Mato
Grosso do Sul. 01ed.Campo Grande: Editora da FCMS, 2013, v. 01, p. 20-327.
8.
SOUZA, A. A. A.. Para que serve a literatura,
então?. In: Rony Márcio Cardoso Ferreira. (Org.). Literatura infantojuvenil.
01ed.Campo Grande: Editora UFMS, 2013, v. 01, p. 06-136.
9.
SOUZA, A. A. A.. Porque ler os clássicos. In:
Nataniel dos Santos Gomes; Daniel Abrão. (Org.). Pesquisa em Letras: questões
de língua e literatura. 1ªed.Curitiba: Appris, 2012, v. 1, p. 09-269.
10.
SOUZA, A. A. A.. Manuais didáticos: formas
históricas e alternativas de superação.. In: BRITO, Silvia Helena Andrade de;
CENTENO, Carla Villamaina; LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (orgs)..
(Org.). A organização do trabalho didático na História da Educação..
1ed.Campinas: Autores Associados, 2010, v. 1, p. 121-145.
11.
SOUZA, A. A. A.. O surgimento da ciência moderna
e a história: as contribuições de Galileu Galilei e Francis Bacon. In: Fábio
Luiz da Silva; Patrícia Martins Castelo Branco. (Org.). História Moderna II.
1ed.São Paulo: Pearson Prencite Hall, 2009, v. II, p. 01-174.
12.
STEIN,
Nedina Rosely Martins ; SILVA, Adriana Silva ; SOUZA, A. A. A. . A formação e a função social
do professor no Ensino Médio. In: STEIN, Nedina Roseli Martins; SILVA, Adriana
Rodrigues.. (Org.). Políticas Públicas de Educação Básica e Formação de
Professores. 1ªed.Campo Grande: Editora UNIDERP, 2008, v. 2, p. 01-228.
13.
SOUZA, A. A. A.. Literatura e marxismo: a
natureza histórica da obra literária. In: Ana Aparecida Arguelho de
Souza;Regina Barreto Frias. (Org.). O processo educativo na atualidade:
fundamentos teóricos. 1ed.Campo Grande: UNIDERP, 2005, v. 1, p. 51-64.
14.
SOUZA, A. A. A.; BRAZ, Terezinha . Aprendizagem
por competência. In: Márcia Rita L. Malheiros; Maria Inês de A. Jardim. (Org.).
Prática docente: um olhar a partir do paradigma das competências. 1ed.Campo
Grande MS: Editora UNIDERP, 2005, v. 1, p. 159-186.
15.
SOUZA, A. A. A.; BRAZ, Terezinha . O papel do
ensino na formação do jovem. In: Maria Rita T. L. Malheiros; Maria Inês de A.
Jardim. (Org.). Prática docente: um olhar a partir do paradigma das
competências. 1ed.Campo Grande MS: Editora UNIDERP, 2005, v. 1, p. 187-206.
16.
SOUZA, A. A. A.. A natureza histórica da
linguagem e o ensino do código vigente. In: UEMS;UNIDERP. (Org.). A organização
do trabalho didático na escola: tendências e movimentos contemporâneos. Campo
Grande: UNIDERP, 2003, v. 1, p. -.
1.
SOUZA, A. A. A.. Literatura infantil para quê?.
Jornal OMEP/BR/MS, Campo Grande/MS, p. 02 - 10, 30 mar. 2008.
1.
SOUZA, A. A. A.. Ilíada: a estética de uma guerra civilizatória.
In: IV Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais e XII Jornada de
Estudos Antigos e Medievais, 2013, Maringá. Anais das Jornadas de Estudos
Antigos e Medievais. Maringá: Huma Multimídia, 2013. v. 01. p. 00-00.
2.
SOUZA, A. A. A.; GRANETTO, Graciela Fátima . A leitura nas salas
de aula de Língua Portuguesa no Ensino Médio: o que propõem os PCNS. In: V
Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2013, Campo Grande.
Anais do V Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos. não consta:
Editora não consta, 2013. v. 01. p. 65-726.
3.
SOUZA, A. A. A.; FONSECA, W. F. . ÁTILA: DE CHEFE DE UM POVO
NÔMADE À REPRESENTAÇÃO MÍTICA DO HERÓI NACIONAL GERMÂNICO. In: V Simpósio
Nacional de Filologia, 2013, Campo Grande. Anais do Simpósio Nacional de
Filologia. não consta: não consta, 2013. p. 65-305.
4.
SOUZA, A. A. A.. A natureza histórica da linguagem. In: VIII Jornada
Nacional de LFLP., 2013, Campo Grande. Anais da VIII JNLFLP.. não consta: não
consta. v. 57. p. 125-132.
5.
SOUZA, A. A. A.. Ensino de Literatura no Colégio Pedro II, no
início do século: o Compêndio de História da Literatura de Silvio Romero e João
Ribeiro. In: IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas 'História, Sociedade
e Educação no Brasil:, 2012, João Pessoa. História da educação brasileira -
experiências e peculiaridades. João Pessoa: Editora UFP, 2012. v. 01. p.
01-180.
6.
SOARES, A. P. ; SOUZA, A. A. A. . A (não)utilização da boa literatura na escola.
In: IX Jornada de Educação do Mato Grosso do Sul, 2012, Campo Grande. Impacto
das novas políticas educacionais na atualidade: impasses e desafios. Dourados -
Campo Grande: Editora da UEMS e Life Editora, 2012. v. 01. p. 01-09.
7.
SOUZA, A. A. A.; GRANETTO, Graciela Fátima . A Olimpíada de Língua
Portuguesa Escrevendo o Futuro e a Perspectiva do Letramento. In: VII Jornada
Nacional de LFLP, 2012, Campo Grande. Anais da VII JNLFLP. não consta: não
consta, 2012. v. 54. p. 11-76.
8.
SOUZA, A. A. A.. A linguagem brasileira na obra de Monteriro
Lobato. In: VIII Jornada Nacional de LFLP., 2012, Campo Grande. Anais da VIII
JNLFLP.. não consta: não consta, 2012. v. 54. p. 02-808.
9.
SOUZA, A. A. A.. Ensino de Língua e Literatura no Brasil do século
XIX. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação SBHE, 2011, Vitória
ES. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Vitória: Editora da UFES, 2011.
v. 01.
10.
SOUZA, A. A. A.. A produção material e a organização de
instrumentos didáticos utilizados no ensino da língua e literatura no Colégio
Pedro II (1835 a 1945). In: I Jornada do HISTEDBR/MS, 2011, Campo Grande.
Estudos sobre a organização do trabalho didático. Campo Grande, 2011. v. 01. p.
s/p-s/p.
11.
MOREIRA, Luciana de Almeida ; SOUZA, A. A. A. . Conteúdo e organização do texto literário em
manuais didáticos do ensino fundamental. In: VIII Jornada de Educação do MS,
2010, Campo Grande. Conhecimento em debate: desafios para o trabalho docente.
Campo Grande: Editora UNIDERP, 2010. v. 01. p. 65-72.
12.
SNATANA, Josiany A. Lopes ; SOUZA, A. A. A. . Monteiro Lobato: ação e produção no Movimento da
Escola Nova. In: VIII Jornada de Edcuaçãodo MS, 2010. Conhecimeento em debate:
desafios para o trabalho docente. Campo Grande: Editora UNIDERP, 2010. v. 01.
p. 105-119.
13.
SOUZA, A. A. A.. Manuais didáticos de língua e literatura na
modernidade: gênese e desenvolvimento histórico. In: VIII Seminário Nacional de
Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil", 2009,
Campinas. História, Educação e Transformação: tendências e perspectivas.
Campinas: Editora da Faculdade de Educação UNICAMPI, 2009. v. 1. p. 1-25.
14.
Crisrober dos Santos Silva ; SOUZA, A. A. A. . Escola pública: espaço de convivência social.
In: VI Jornada de Educação do Mato Grosso do Sul, 2008, Campo Grande. Educação
no século XXI e demandas sociais. Campo Grande: UNIDERP, 2008. v. 6. p. 01-182.
15.
SOUZA, A. A. A.; Crisrober dos Santos Silva . Escola Pública:
espaço de convivencia social e lazer. In: !º Simpósio Nacional de Educação e XX
Semana de Pedagogia, 2008, Cascavel. O PDE e o atual contexto
sócio-educacional. Cascavel - PR: Editora da Unoeste, 2008. v. 01.
16.
SOUZA, A. A. A.. A natureza da linguagem e o ensino do código
vigente. In: I Jornada de Educação do MS, 2003, Campo Grande. Organização do
trabalho didático na escola: tendências e movimentyos contemporâneos. Campo
Grande MS: Editora UNIDERP, 2003. v. 1. p. 01-687.
Resumos
publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, A. A. A.. O herói problemático em Lukács.
In: I Seminário de Letras da UEMS/UFMS, 2010, Campo Grande. Anais do I
Seminário de Letras UEMS/UFMS, 2010.
2.
SOUZA, A. A. A.. O balaio do bugre Serejo:
história, memória e linguagem. In: Segundo Seminário Internacional América
Platina, 2008, Campo Grande. Segundo Seminário Internacional América Platina:
diálogo regional e dilemas contemporâneos. Campo Grande: Editora UFMS, 2008. v.
01. p. 01-82.
3.
SOUZA, A. A. A.. Infância, textos e bibliotecas.
In: Congreso: Textos, Autores y bibliotecas, 2008, Córdoba. Congreso Textos,
autores y bibliotecas: Resumenes. Córdoba: Editora da Universidade Nacional de
Córdoba, 2008. v. 01. p. 01-86.
4.
SOUZA, A. A. A.. O uso de obras clássicas na
escola como metodologia fundamental. In: III Congresso de Estudos Linguísticos
e Literários de Mato Grosso do Sul, 2007, Dourados. Letras: teoria e prática.
Dourados MS: Editora UEMS, 2007. v. 01. p. 01-62.
1.
FONSECA,
W. F. ; SOUZA, A. A. A. . A Canção dos Nibelungos:
inventário artístico e acadêmico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
2.
SOUZA, A. A. A.. Antígona - uma leitura fílmica.
2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
3.
SANTOS,
V. B. ; SOUZA, A. A. A. . Manual didático de filosofia,
editores e mercado.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
4.
SOUZA, A. A. A.. Gramáticas de Língua
Portuguesa: aproximações históricas. 2013. (Apresentação de
Trabalho/Comunicação).
5.
GRANETTO,
Graciela Fátima ; SOUZA, A. A. A. . A leitura nas salas de aula de
Língua Portuguesa do Ensino Médio: o que propõem os PCNs. 2013. (Apresentação
de Trabalho/Comunicação).
6.
FONSECA,
W. F. ; SOUZA, A. A. A. . Átila: de líder de um povo
nômade à representação mítica de heroi nacional germânico. 2013. (Apresentação
de Trabalho/Comunicação).
7.
FONSECA,
W. F. ; SOUZA, A. A. A. . História e intertextualidade
em O anel do Nibelungo de Richard Wagner: as fontes míticas. 2013. (Apresentação
de Trabalho/Comunicação).
8.
SOUZA, A. A. A.. A Ilíada: estética de uma
guerra civilizatória. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
9.
GRANETTO,
Graciela Fátima ; SOUZA, A. A. A. . Trajetória da leitura:
curiosidades e funções sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
10.
GRANETTO,
Graciela Fátima ; SOUZA, A. A. A. . Ensino de literatura: os
possíveis diálogos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
11.
SOUZA, A. A. A.. Literatura Infantil na sala de
aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
12.
SOUZA, A. A. A.. A linguagem brasileira na
literatura de M. Lobato. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
13.
SOUZA, A. A. A.; SANTANA, J. A. L. . A
literatura infantil de Monteiro Lobato e os desafios da Escola Nova. 2012.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
14.
SOUZA, A. A. A.. Ensino de Literatura no Colégio
Pedro II, no início do século XX: o Compêndio de História da Literatura
Brasileira de Sívio Romero e João Ribeiro. 2012. (Apresentação de
Trabalho/Comunicação).
15.
FONSECA,
W. F. ; SOUZA, A. A. A. . Mito, História e Literatura em
Wagner: o anel do Nibelungo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
16.
SOUZA, A. A. A.. Ensino de Língua e Literatura
no Brasil do século XIX.... 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
17.
SOUZA, A. A. A.. Literatura e ensino de
literatura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
18.
SOUZA, A. A. A.. Arte e Cultura: uma educação
necessária. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
19.
SOUZA, A. A. A.. O manual didático como
instrumento de trabalho na escola secundária (1835-1945). 2011. (Apresentação
de Trabalho/Outra).
20.
SOUZA, A. A. A.. Literatura Infantil na escola:
um mito. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
21.
SOUZA, A. A. A.. Literatura Infantil em Sala de
Aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
22.
SOUZA, A. A. A.. Literatura e Sociedade: o herói
problemático em Lukács. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
23.
SOUZA, A. A. A.. Literatura infantil na escola.
2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
24.
SOUZA, A. A. A.. Formação Docente: saber para
ser. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
25.
SOUZA, A. A. A.. Manuais didáticos de ensino de
língua e literatura na modernidade: gênese e desenvolvimento histórico. 2009.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
26.
SOUZA, A. A. A.; AMORIM, Fernanda . O estado da
arte sobre manuais didáticos na Educação Básica - primeiras aproximações. 2009.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
27.
SOUZA, A. A. A.. O espaço do mundo e o espaço da
tela: uma relação histórica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
28.
SOUZA, A. A. A.. MANUAIS DIDÁTICOS DE ENSINO DE
LÍNGUA E LITERATURA NA MODERNIDADE: GÊNESE E DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO. 2009.
(Apresentação de Trabalho/Comunicação).
29.
SOUZA, A. A. A.. O manual didático de língua
portuguesa na pesquisa e na prática educacional. 2008. (Apresentação de
Trabalho/Outra).
30.
SOUZA, A. A. A.. Literatura e leitura na
formação de professores de Letras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
31.
SOUZA, A. A. A.. O balaio do bugre Serejo:
história, memória e linguagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
32.
SOUZA, A. A. A.. O uso de obras clássicas como
metodologia fundamental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou
palestra).
33.
SOUZA, A. A. A.. História da Educação: as formas
históricas de organização do trabalho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
34.
SOUZA, A. A. A.. Por que ler os clássicos na
escola?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
35.
SOUZA, A. A. A.. A formação e a função social do
professor do Ensino Médio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou
palestra).
36.
SOUZA, A. A. A.. Atualidade do pensamento de
Marx. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
37.
SOUZA, A. A. A.. A obra de Gilberto Luiz Alves
como síntese do pensamento educacional brasileiro. 2005. (Apresentação de
Trabalho/Conferência ou palestra).
38.
SOUZA, A. A. A.. A inclusão de alunos num
sistema excludente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
39.
SOUZA, A. A. A.. A natureza histórica da
literatura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
40.
SOUZA, A. A. A.. Literatura e marxismo: um
referencial para o ensino de Língua Portuguesa. 2004. (Apresentação de
Trabalho/Conferência ou palestra).
41.
SOUZA, A. A. A.. Estética e ideologia em Clarice
Lispector: A hora da estrela.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou
palestra).
42.
SOUZA, A. A. A.. A natureza histórica da
linguagem e o ensino do código vigente. 2003. (Apresentação de
Trabalho/Comunicação).
43.
SOUZA, A. A. A.. Formação do professor leitor e
escritor. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
1.
SOUZA, A. A. A.; Samira Lancilotti . Insrumentos
do trabalho didático, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
2.
SOUZA, A. A. A.. Referencial Curricular para o
nsino Médio de MS - Área de Linguagens. Campo Grande: FAPEMS, 2004 (Parâmetros
Curriculares para o Ensino Médio).
3.
SOUZA, A. A. A.; OUTROS, E. . Caderno de
Linguagens Estéticas. Campo Grande: Gráfica e editora Pantanal, 2003 (Caderno).
4.
SOUZA, A. A. A.. Caderno de Linguagens
Conceituais. Campo Grande: Gráfica e Editora Pantanal, 2002 (Caderno para fins
didáticos).
5.
SOUZA, A. A. A.; BRAZ, Terezinha Pereira ;
MIANUTTI, Joao . Caderno 2.1. - Perspectivas pedagógicas para o Ensino Médio
2002 (Caderno).
6.
SOUZA, A. A. A.; OUTROS . Caderno de Linguagens.
Campo Grande: Gráfica e Editora Pantanal, 2002 (Caderno).
7.
SOUZA, A. A. A.. Entrevista: Liberalismo: um
debate contemporâneo. Campo Grande: Gráfica e Editora Pantanal, 2001
(Entrevista feita ao professor doutor Gilberto Luis Alves).
8.
SOUZA, A. A. A.. Caderno 2 - O Ensino Médio na
Escola Guaicuru 2000 (Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio).
9.
SOUZA, A. A. A.; OUTROS . Subsídios à elaboração
de políticas para o Ensino Médio. Brasília: Editora do INEP, 1989 (Caderno).
Produção
técnica
1.
SOUZA, A. A. A.; BRAZ, Terezinha ; MIANUTTI,
João . Elaboração da Proposta político pedagógica do Governo Popular do MS - 2ª
fase. 2002.
2.
SOUZA, A. A. A.. Elaboração da Proposta
Pedagógica do Governo Popular do MS para o ensino médio da rede estadual. 2000.
3.
SOUZA, A. A. A.; ALVES, Gilberto Luiz .
Elaboração dos Planos Estaduais de reforma da Educação Profissional - PEP e do
Ensino Médio - PEM do Mato Grosso do Sul. 1998.
1.
SOUZA, A. A. A.; BRAZ, Terezinha ; COSTA, J. ;
PERASSI, R. ; ABRAO, D. ; ALBUQUERQUE, R. L. ; SANTIAGO, E. . Consultoria à
Secretaria Estadual de Educação para a elaboração das Diretrizes Curriculares
para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 2002.
2.
SOUZA, A. A. A.. Consultoria à Secretaria
Estadual de Educação para a elaboração das Políticas e Diretrizes Curriculares
do Ensino Médio, em Mato Grosso do Sul. 2001.
3.
SOUZA, A. A. A.. Consultoria para orientar a
elaboração dos Planos Estaduais de Reforma da Educação Profissional ? PEP e do
Ensino Médio ? PEM do Estado de Mato Grosso do Sul. 1999.
1.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico.
Revista Estação Literária. 2015.
2.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico da
Revista Estação Literária. 2014.
3.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico
Revista Estação Literária. 2013.
4.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico
Revista Estação Literária. 2013.
5.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico da
Revista Estação Literária. 2013.
6.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico
Revista Estação Literária. 2012.
7.
SOUZA, A. A. A.. Colaboração no projeto de
ensino: Semináio de estudos marxistas - versão 2012. 2012.
8.
SOUZA, A. A. A.. Comissão de reformulação do
Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia de Campo Grande - UEMS. 2011.
9.
CAMARGO,
Paulo Edyr ; SOUZA, A. A. A. . Colaboração no projeto de
ensino: Seminários de Estudos Marxistas. 2011.
10.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico.
Revista Estação Literária. 2011.
11.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico.
Revista Estação Literária. 2011.
12.
SOUZA, A. A. A.. Comissão de elaboração da
normas do TCC - curso de Letras - Campo Grande UEMS. 2011.
13.
SOUZA, A. A. A.. Colaboração no projeto de
extensão: Antígona. Campo Grande/UEMS. 2011.
14.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico:
Revista HISTEDBR. 2010.
15.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico:
Revista HISTEDBR. 2010.
16.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico:
Revista HISTEDBR. 2010.
17.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico:
Revista Estação Literária. 2010.
18.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico.
Revista Estação Literária. 2010.
19.
SOUZA, A. A. A.; VILLAMAINA, C. . JART Ato I -
primeira jornada de artes da UEMS. 2010.
20.
SOUZA, A. A. A.. Avaliação de livro: Editora
UFMS. 2009.
21.
SOUZA, A. A. A.. Comissão de elaboração do
projeto do curso de pós-graduação lato-sensu em Gestão Escolar/uems. 2009.
22.
SOUZA, A. A. A.. Parecer em artigo científico:
Revista Ecco's. 2009.
23.
SOUZA, A. A. A.. Comissão para elaboração de
regulamento de Estágio Curricular - Curso Pedagogia/UEMS. 2008.
24.
SOUZA, A. A. A.; Centeno, Carla Villamaina ;
CAMARGO, Paulo Edyr ; NERES, Celi Correa ; OUTROS . Elaboração de projeto do
curso de Pedagogia da Unidade de Campo Grande. 2007.
25.
SOUZA, A. A. A.; OUTROS . Pré-proposta de
políticas nacionais para o ensino médio. 1989.
1.
SOUZA, A. A. A.; HENRIQUES, L. S. . Gramsci e
seu tempo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Demais
tipos de produção técnica
1.
SOUZA, A. A. A.. Repressão e resistência no
Brasil dos anos 60: para não dizer que não falei das flores. 2014. (Curso de
curta duração ministrado/Outra).
2.
SOUZA, A. A. A.; CAMARGO, P. E. B. . A função
das obras clássicas na formação humana. 2013. (Relatório de pesquisa).
3.
SOUZA, A. A. A.. A produção material e a
organização de instrumentos didáticos utilizados no ensino da língua e
literatura. 2010. (Relatório de pesquisa).
4.
SOUZA, A. A. A.. Cadê a leitura da escola? O
gato comeu. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
5.
SOUZA, A. A. A.. Literatura Infantil: história,
funções e usos na Educação Básica. 2009. (Relatório de pesquisa).
6.
SOUZA, A. A. A.. Literatura infantil: dimensões
estéticas, históricas e pedagógicas. 2008. (Relatório de pesquisa).
7.
SOUZA, A. A. A.. Levantamento, estudo e
catalogação de fontes da literatura infantil. 2007. (Relatório de pesquisa).
8.
SOUZA, A. A. A.. Textos e orientações
metodológicas referentes às práticas de leitura e produção de texto. 2004.
(Curso de curta duração ministrado/Extensão).
9.
ABRAO, D.
; ALBUQUERQUE, R. L. ; SOUZA, A. A. A. ; PERASSI, R. ; NAVEIRA, R. ;
SANTIAGO, E. . Curso de capacitação para professores da rede estadual. 2002. .
10.
SOUZA, A. A. A.. Fundamentos históricos
filosóficos da Educção. 2000. (Curso de curta duração
ministrado/Especialização).
11.
SOUZA, A. A. A.. Curso de capacitação para a
equipe técnica da Secretaria Estadual de Educação sobre Fundamentos e
Tendências Atuais da Educação. 2000. .
12.
SOUZA, A. A. A.. Curso de capacitação: Formação
do professor leitor e escritor. 1999. .
13.
SOUZA, A. A. A.. Capacitação do ProLer-Formação
do professor-leitor. 1999. .
14.
SOUZA, A. A. A.. Linguagens, códigos e suas
tecnologias - uma abordagem histórica. 1999. .
15.
SOUZA, A. A. A.. A produção do Texto Científico.
1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
16.
SOUZA, A. A. A.. Estado, políticas sociais e
políticas públicas da saúde e educação. 1992. (Curso de curta duração
ministrado/Especialização).
17.
SOUZA, A. A. A.. Redação e criatividade. 1985. .
1.
SOUZA, A. A. A.. Educação, estado e sociedade.
2004 (Palestra) .
2.
SOUZA, A. A. A.. A organização curricular em
áreas de estudos. 2000 (Palestra) .
3.
SOUZA, A. A. A.. Interdisciplinaridade e
Contextualização. 1999 (Palestra) .
4.
SOUZA, A. A. A.. Projeto de pesquisa e
metodologia da pesquisa-ação. 1999 (Palestra) .
5.
SOUZA, A. A. A.; BARRETO, José . Construção do
projeto político pedagógico - fundamentos históricos: consenso ou conflito?.
1998 (Coordenção de evento) .
6.
SOUZA, A. A. A.. A profissionalização no ensino
de segundo grau em MS: equívoco ou farsa?. 1996 (Comunicação) .
7.
SOUZA, A. A. A.; ALVES, Gilberto Luiz ; FRIAS,
Regina Barreto ; BRITO, Sílvia Andarade . Análise histórica da Educaçãonas
fronteiras Brsil-Paraguai/Brasil-Bolívia. 1994 (Sessão coordenada) .
8.
SOUZA, A. A. A.. A concepção de trabalho em
Marx. 1992 (Palestra) .
9.
SOUZA, A. A. A.. Perspectivas para o ensino
médio em MS e no Brasil. 1991 (Seminário Educação e Sociedade - comunicação) .
Participação
em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Centeno,
Carla Villamaina; COSTA, M. L.; SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de
Vivaldo Bispo dos Santos. A validade dos conceitos filosóficos em manuais
didáticos do EM: o conceito de homem. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado
Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
2.
SOUZA, A. A. A.; ABRAO, D.; LANGER, J..
Participação em banca de Wanderson Fernandes da Fonseca. A canção dos
Nibelungos: mito, literatura e história. 2016. Dissertação (Mestrado em
Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
3.
ABRAO,
D.; SOUZA, A. A. A.; MENEGAZZO, M. A.; GIACON, E..
Participação em banca de Adriana Cercarioli. Entre infancias e versos: uma
leitura da poesia de Manoel de Barros pelo olhar da criança. 2014. Dissertação
(Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso
do Sul.
4.
SOUZA, A. A. A.; ABRAO, D.; BRITO, S. H. A..
Participação em banca de Graciela Fátima Graneto. A literatura em manuais
didáticos do Ensino Médio: negação, resumos e fragmentos. 2014. Dissertação
(Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual de Mato
Grosso do Sul.
5.
SOUZA, A. A. A.; ALVES, Gilberto Luiz; SOUZA, C.
C.. Participação em banca de Carolina Maria Jorge Camargo. O projeto de
tombamento e recuperação do Casario do Porto de Corumbá: implicações culturais
e ambientais. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto
Sensu) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.
Teses de
doutorado
1.
SOUZA, A. A. A.; SCHELBAUER, A. R.; PESSANHA,
E.; Brito, silvia Helena; HOFF, S.. Participação em banca de Enilda Fernandes.
Métodos e conteúdos de alfabetização em manuais didáticos.... 2014. Tese
(Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de MS.
Qualificações
de Doutorado
1.
SOUZA, A. A. A.; ABRAO, D.; GIACON, E..
Participação em banca de Wanderson Fernandes da Fonseca. A canção do nibelungo
.... 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado Acadêmico em Letras) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
2.
BRITO,
Sílvia Andarade; SOUZA, A. A. A.; HOFF, S.; PESSANHA, E.;
SCHELBAUER, A. R.. Participação em banca de Enilda Fernandes. Métodos e
conteúdos de alfabetização em livros didáticos: de Calkins e A lição de coisas
a Lourenço Filho e os testes ABC. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em
Programa de doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do
Sul.
Qualificações
de Mestrado
1.
PULCHERIO,
S. L.; BRITO, S. H. A.; SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de Maria
Helena Batista. Instrumentos didáticos para a formação do Ensino Médio: uma
análise de manuais e apostilas no ensino público e privado de Campo Grande..
2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
2.
Centeno,
Carla Villamaina; COSTA, M. L.; SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de Vagner
Teixeira da Silva. O Ensino de Filosofia na Educação de Jovens e Adultos. 2015.
Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
3.
CATANANTE,
B. R.; DIAS, L. R.; SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de Raul
Enrique Cuore. A lei 10639/2003 na visão do docente que atua no EM das escolas
da rede pública estadual de Ms. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em
Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do
Sul.
4.
SOUZA, A. A. A.; ABRAO, D.; Brito, silvia
Helena. Participação em banca de Graciela Fátima Granetto. Ensino de literatura
em manuais didáticos de Ensino Médio: negação, resumos e fragmentos. 2014.
Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Letras) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
5.
ABRAO,
D.; SOUZA, A. A. A.; PAZ, R. G. L. F.. Participação
em banca de Sebastião Ricardo Lima de Oliveira. Dostoiévski e crítica
místico-materialista da modernidade. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em
Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
6.
Centeno,
Carla Villamaina; ARAUJO, C. B. Z. M.; SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de Edione
Maria Lazzari. O livro texto "Curso de Didática Geral" do Curso de
Pedagogia a distância da Universidade Anhanguera - UNIDERP (2010-2013). 2014.
Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
7.
ABRAO,
D.; PINTO, L.; SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de
Valdinéia Marcondes Vieira. Otexto literário nas obras didáticas de Língua
Portuguesa das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Exame de
qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul.
8.
Samira
Lancilotti; NERES, Celi Correa; MORAES, F. C. C.; SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de
Ronaldo Rodrigues Moisés. O trabalho didático na Educação Física Inclusiva:
análise das práticas desenvolvidas na Escola Municipal Álvaro Lopes em Terenos
- MS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em
Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
9.
ABRAO,
D.; SOUZA, A. A. A.; GIACON, E.. Participação em
banca de João Batista Cunha. Marcas da despersonalização na poesia de Sebastião
Uchoa Leite. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em
Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Monografias
de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de Regina
Maria Horta B. de Oliveira. A organização do trabalho didático na
historiografia educacional: possibilidades de superação. 2005. Monografia
(Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul.
2.
SOUZA, A. A. A.; PINTO, Maria Leda; ALBUQUERQUE,
Rosa Maria Chaves Nantes de. Participação em banca de Juliana Mucci Mendes. A
sociedade brasileira do final do século XIX na obra do livro das crianças de
Zalina Rolim. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos
da Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
3.
SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de Geise
Cristina Lubas Ricardi. Alfabetização e os usos sociais da Língua. 2005.
Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
4.
SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de
Rosimeire Ribeiro Ferreira. PROEP - Programa de Expansão da Educação Superior
em Mato Grosso do Sul. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em
Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual de Mato /grosso do Sul.
Trabalhos
de conclusão de curso de graduação
1.
CAMARGO,
Paulo Edyr Bueno de; SOUZA, A. A. A.; Enilda Fernandes. Participação
em banca de Gleize Regina Ferreira da Silva.A realidade oculta nas sátiras de
Petronio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
2.
CAMARGO,
Paulo Edyr Bueno de; SOUZA, A. A. A.; Samira Lancilotti. Participação
em banca de Fábio Lima Pereira.O espelho da decomposição da sociedade romana:
análise da obra Cartas a Lucílio, de Lúcio Aneu Sêneca (4 a.C a 65 d.C). 2014.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual
de Mato Grosso do Sul.
3.
Enilda
Fernandes; SOUZA, A. A. A.; ABRAO, D.. Participação em
banca de Ana Carla Bérgamo Domingues.A produção de texto no livro didático do
Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)
- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
4.
SOUZA, A. A. A.; ABRAO, D.; GALHARTE, J. A. X.;
GOMES, N. S.. Participação em banca de Wanderson Fernandes da Fonseca.História,
mito e literatura em Wagner: O Anel do Nibelungo. 2013. Trabalho de Conclusão
de Curso (Graduação em Letras - bacharelado) - Universidade Estadual de Mato
Grosso do Sul.
5.
SOUZA, A. A. A.; CAMARGO, P. E. B.; MACIEL, M.
A. S.; FURUZATO, F. D.. Participação em banca de Alfranio Pedroso
Soares.Literatura de Consumo no Ensino Fundamental: um estudo sobre O ladrão de
Raios, de Rick Riordan. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em
Letras - bacharelado) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
6.
Samira
Lancilotti; CAMARGO, P. E. B.; SOUZA, A. A. A.. Participação em banca de Kellen
Ferreira Nunes.Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova: reflexões de Pschoal
Lemme sobre educação e democracia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso
(Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
7.
Samira
Lancilotti; SOUZA, A. A. A.; FIGUEIRA, K. C. N..
Participação em banca de Petrônio Laitart.Produção Acadêmica Brasileira sobre
Escotismo Escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em
Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
8.
SOUZA, A. A. A.; Samira Lancilotti; CAMARGO,
Paulo Edyr Bueno de. Participação em banca de Maria Helena Batista de
Almeida.Formação de Professoressob o influxo das transformações produtivas:
breve anáslise das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedgogia.
2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul.
9.
SOUZA, A. A. A.; CAMARGO, Paulo Edyr Bueno de; Samira
Lancilotti. Participação em banca de Glória Elisangela Alegre Gonzales.A
biblioteca escolar no Brasil, desde a perspectiva escolanovista: primeiras
aproximações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
10.
SOUZA, A. A. A.; CAMARGO, Paulo Edyr Bueno de;
Samira Lancilotti. Participação em banca de Josianny aparecida Lopes de Almeida.Monteiro
Lobato: ação e produção literária no movimento da escola nova. 2011. Trabalho
de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato
Grosso do Sul.
Participação
em bancas de comissões julgadoras
Professor
titular
1.
SOUZA, A. A. A.. Concurso público para
magistério superior UEMS. 2000.
Concurso
público
1.
SOUZA, A. A. A.; ABRAO, D.; PEREIRA, Danglei de
Castro. Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargo de
Professor do Ensino Superior. 2011. Universidade Estadual de Mato Grosso do
Sul.
2.
SOUZA, A. A. A.; ABRAO, D.; PEREIRA, Danglei de
Castro. Banca Examinadora de seleção docente para a área de literatura do curso
de Letras - UEMS. 2009. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Outras
participações
1.
SOUZA, A. A. A.; GIACON, E.; FURUZATO, F. D..
Banca examinadora de processo seletivo de professores docentes para o curso de
Letras. 2013. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
2.
SOUZA, A. A. A.; ABRAO, D.; PEREIRA, Danglei de
Castro. Banca examinadora de processo seletivo de professores docentes para o
curso de Letras. 2011. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
3.
SOUZA, A. A. A.. Banca examinadora do processo
seletivo do curso de especialização lato sensu em Educação Especial. 2006.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
4.
SOUZA, A. A. A.. II Prêmio Sul-mato-grossense de
Gestão Pública. 2004. Fundação Escola de Governo do Estado de MS.
5.
SOUZA, A. A. A.. I Prêmio Estácio de Sá de
Literatura FESCG. 2003.
6.
SOUZA, A. A. A.. Comitê de Iniciação Científica
_ UEMS. 2001.
7.
SOUZA, A. A. A.. Conselho Editorial da UEMS.
2001.
Participação
em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Jornada
Brasileira de Educação e Linguagem / X Jornada de de Educação de Mato Grosso do
Sul / I Encontro de Mestrados Profissionais de Educação e Letras o e.Manual
didático de filosofia, editores e mercado.. 2014. (Encontro).
2.
XII
Semana de Letras - IX Jornada Nacional de Linguística e Filologia da
LP.Repressão e resistência no Brasil dos anos 60: para não dizer que não falei
das flores. 2014. (Outra).
3.
V
Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguìsticos.Gramáticas de Língua
Portuguesa: aproximações históricas. 2013. (Simpósio).
4.
III EEL
Encontro de Estudos Literários da UEMS: perspectivas da literatura na
sociedade.O heroi problemático.... 2012. (Encontro).
5.
IX
Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul - 2012.Coordenação de Comunicação.
2012. (Outra).
6.
IX
Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas ?História, Sociedade e Educação no
Brasil? - HISTEDBR.Ensino de literatura no Colégio Pedro II, no início do
século XX: o Compêndio de História da Literatura Brasileira, de Sílvio Romero e
João Ribeiro. 2012. (Seminário).
7.
VI
Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa.A linguagem
brasileira na literatura de Monteiro Lobato. 2012. (Outra).
8.
II EEL
Encontro de Estudos literarios da UEMS.Manuais didáticos de Lingua e
Literatura: reflexões históricas. 2011. (Encontro).
9.
VI
Congresso Brasileiro de História da Educação.Ensino de Língua e Literatura no
Brasil do século XIX. 2011. (Seminário).
10.
Encontro
de Professores da Rede Pública Estadual de Campo Grande.Literatura Infantil em
Sala de Aula. 2010. (Encontro).
11.
IEEL -
Encontro de Estudos Literários: literatura e sociedade.A complexa relação entre
a literatura e a sociedade na representação do herói problemático. 2010.
(Encontro).
12.
I
Encontro Científico da UFMS/CPAQ.Lançamento do livro Literatura Infantil na
Escola. 2010. (Encontro).
13.
VIII
Jornada de Educação de MS.Literatura Infantil na Escola: um mito. 2010.
(Outra).
14.
20º
Encontro Estadual de Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino
Fundamental.Brincadeira, brinquedo, literatura infantil, artes visuais e música
na educação da infância. 2009. (Encontro).
15.
6º
Seminário Internacional da OMEP/BRMS.Literatura infantil na educação da
infância. 2009. (Seminário).
16.
Evento de
Extensão: A representação do espaço na arte regional.Projeto de Extensão: O
espaço do mundo e o espaço da tela: uma relação histórica. 2009. (Outra).
17.
VIII
Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas.Manuais didáticos de ensino de língua
e literatura: gênese e desenvolvimento histórico. 2009. (Seminário).
18.
VII
Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul. 2009. (Outra).
19.
II
Seminário Internacional América Platina.O balaio do bugre Serejo: história, memória
e linguagem. 2008. (Seminário).
20.
VI
Jornada de Educação de Mato Grosso de Sul.O manual didático de língua
portuguesa na pesquisa e na prática educacional. 2008. (Outra).
21.
III
CELLMS Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários de MS. O uso de obras
clássicas na escola como metodologia fundamental. 2007. (Congresso).
22.
Trilhar
caminhos para a Língua Portuguesa.Por que ler os clássicos na escola?. 2007.
(Outra).
23.
VII
Jornada do HISTEDBR.Manual didático: formas históricas e superação / História
da educação: formas históricas da organização do trabalho. 2007. (Outra).
24.
III
Seminário em Educação - (Re)Visitando os Pensadores.A atualidade do pensamento
de Marx. 2006. (Seminário).
25.
IV Jornada
de Educação de MS.Mesa redonda: Formação e função social do professor para a
educação básica. 2006. (Outra).
26.
A
pedagogia de ontem e hoje: um olhar sobre os pensadores.A obra de Gilberto Luiz
Alves como síntese do pensamento educacional brasileiro. 2005. (Encontro).
27.
III
Jornada de Educação de MS. 2005. (Outra).
28.
II
Seminário "O esporte na educação especial".A inclusão de alunos num
sistema excludente. 2005. (Seminário).
29.
A
natureza histórica da literatura.A natureza histórica da literatura. 2004.
(Outra).
30.
II
Jornada de Educação de MS.Literatura e marxismo: um referencial para o ensino
da Língua Portuguesa. 2004. (Outra).
31.
I Jornada
de Educação de MS - A Organização do Trabalho Didático na Escola: Tendências e
Movimentos Contemporâneos.I Jornada de Educação de MS. 2003. (Outra).
32.
V Semana
de Letras: Linguagem na era pós-moderna.Estética e ideologia em Clarice
Lispector: A hora da estrela. 2003. (Outra).
33.
VIII
S.E.L..VIII S.E.L. Seminário de Estudo Literários. 1999. (Seminário).
34.
Curso:
Pressupostos da Teoria Construtivista.Curso: Pressupostos da Teoria
Construtivista. 1993. (Outra).
35.
Curso:
História do pensamento pedagógico brasileiro.Curso: História do pensamento
pedagógico brasileiro. 1992. (Outra).
36.
Educação
e Sociedade Hoje.Educação e Sociedade Hoje. 1992. (Seminário).
37.
II
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. II Congresso Estadual
Paulista sobre Formação de Educadores. 1992. (Congresso).
38.
6ª CBE -
Conferência Brasileira de Educação.6ª CBE - Conferência Brasileira de Educação.
1991. (Outra).
39.
VI ENDIPE
(Encontro Nacioanl de Didática e Prática de Ensino) e I ENCOSUL(Encontro dos
Países do Cone-Sul sobre Formação do Educador).VI ENDIPE (Encontro Nacioanl de
Didática e Prática de Ensino) e I ENCOSUL(Encontro dos Países do Cone-Sul sobre
Formação do Educador). 1991. (Encontro).
40.
Educação
e trabalho.Curso: Educação e trabalho. 1987. (Outra).
41.
X Reunião
da ANPED.X Reunião da ANPED. 1987. (Outra).
42.
5º
Congresso Nacional de Língua Portuguesa. 5º Congresso Nacional de Língua
Portuguesa. 1986. (Congresso).
43.
7º
Congresso Nacional de Letras e Ciências Humanas. 7º Congresso Nacional de
Letras e Ciencias Humanas. 1986. (Congresso).
44.
9ª
Reuniao Anual da ANPED.9ª Reunião Anual da ANPED - Educação e constituinte.
1986. (Outra).
45.
Análise
do poema: teoria e prática..Curso: análise do poema - teoria e prática.. 1986.
(Outra).
46.
IV CBE -
Conferência Brasileira de Educação.IV CBE - Conferência Brasileira de Educação.
1986. (Outra).
47.
6º
Congresso Nacional de Letras e Ciencias Humanas. 6º Congresso Nacional de
Letras e Ciências Humanas. 1985. (Congresso).
48.
Congresso
Brasileiro de Literatura Infantil e Juvenil. Congresso Brasileiro de Literatura
Infantil e Juvenil. 1985. (Congresso).
49.
Encontro
Nacional de Educadores do 2º grau das Secretarias de Educação/ MEC.Encontro
Nacional de Educadores do 2º grau das Secretarias de Educação/ MEC. 1985.
(Encontro).
50.
Curso:
Textos instrucionais - novos elementos para redação.Curso: Textos instrucionais
- novos elementos para redação. 1984. (Outra).
51.
Semana de
estudos: o currículo em questão.Semana de Estudos: o currículo em questão.
1984. (Outra).
Organização
de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, A. A. A.. VII Jornada do HISTEDBR. 2007.
(Outro).
2.
SOUZA, A. A. A.. IV Jornada de Educação de MS.
2006. (Outro).
3.
SOUZA, A. A. A.. I Encontro de Pesquisadores da
UFMS sobre Questões Latino-Americanas. 1995. (Outro).
Orientações
e supervisões concluídas
Dissertação
de mestrado
1.
Wanderson
Fernandes da Fonseca. A canção dos Nibelungos: mito, literatura e história.
2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.
2.
Vivaldo
Bispo dos Santos. A validade dos conceitos filosóficos em manuais didáticos do
Ensino Médio: o conceito de homem. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado
Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, .
Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.
3.
Graciela Fatima Granetto. Literatura no Ensino
Médio: um estudo sobre instrumentos de leitura. 2014. Dissertação (Mestrado em
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado) - Universidade Estadual de
Mato Grosso do Sul, . Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.
Monografia
de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elisangela
Correa Arruda dos Santos. Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita.
2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Normal Superior) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ana Aparecida Arguelho
de Souza.
2.
Ivete
Ferra Conca. Estudo comparativo de materiais didáticos de Língua Portuguesa e
Literatura para o Ensino Médio. 2006. Monografia.
(Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Linguagens Clássicas e
Contempor...) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande/MS. Orientador: Ana
Aparecida Arguelho de Souza.
3.
Marta
Lina de Paula Balcaçar. Livro didático: políticas públicas de aquisição e
distribuição. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologias
de Linguagens Clássicas e Contemp....) - Estácio de Sá - Campo Grande.
Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.
4.
Juliana
Mucci Mendes. A sociedade brasileira do final do século XIX na obra livro das
crianças de Zalina Rolim. 2005. 0 f. Monografia.
(Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.
Trabalho
de conclusão de curso de graduação
1.
Wanderson
Fernandes Fonseca. Literatura, históra e mito em O anel do Nibelungo, de
Wagner. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ana Aparecida Arguelho
de Souza.
2.
Alfranio
Pedroso Soares. Mitologia grega e pastiche: O ladrão de raios de Rick Riordan:
uma crítica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras -
bacharelado) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ana
Aparecida Arguelho de Souza.
3.
Josianny
Aparecida Lopes de Santana. Monteiro Lobato: ação e produção literária no
movimento da Escola Nova no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação
em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ana
Aparecida Arguelho de Souza.
4.
Thayna
Bento Ribeiro. Um estudo sobre a metodologia do ensino de poemas infantis na
Escola de 1º Grau. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal
Superior) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ana
Aparecida Arguelho de Souza.
5.
Janice
Rodrigues. Literatura infantil na escola: os contos de fada. 2008. Trabalho de
Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Universidade Estadual de
Mato Grosso do Sul. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.
6.
Crisrober
da Silva Santos. A função da escola pública como espaço de convivência social.
2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ana Aparecida Arguelho
de Souza.
7.
Rozimeire
Aguero Barrios Fernandes. Aversão à leitura em alunos da Escola Cel. Sapucaia:
um estudo de caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal
Superior) - Universidade Estadual de Mato /grosso do Sul. Orientador: Ana
Aparecida Arguelho de Souza.
8.
Juçara
Aparecida de Oliveira. A influência da literatura de Monteiro Lobato no
movimento da Escola Nova. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em
Normal Superior) - Universidade Estadual de Mato /grosso do Sul. Orientador:
Ana Aparecida Arguelho de Souza.
Iniciação
científica
1.
Jéssica
Ragazzi Balbino. A filosofia do sertão de Guimarães Rosa em Grande Sertão:
veredas. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Letras) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de
Souza.
2.
Maria
Nazareth Bezerra. São Bernardo: levantamento de fontes e construção da fortuna
crítica. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e
Espanhol) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Aparecida Arguelho de
Souza.
3.
Wanderson
Fernandes Fonseca. A literatura mítica na ópera de Wagner.... 2012. Iniciação
Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Mato
Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.
4.
Alfranio
Pedroso Soares. A mitologia grega no universo do livro paradidático
contemporâneo. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Ana Aparecida Arguelho
de Souza.
5.
Luciana
de Almeida Moreira. LEVANTAMENTO, LEITURA E ORGANIZAÇÃO DE FONTES - MANUAIS
DIDÁTICOS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA UTILIZADOS NO COLÉGIO PEDRO II.
2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de
Mato /grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Orientador: Ana Aparecida Arguelho de Souza.
6.
Fernanda
Costa Amorim. LEVANTAMENTO, LEITURA E ORGANIZAÇÃO DO ESTADO DA ARTE SOBRE
MANUAIS DIDÁTICOS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA.. 2009. Iniciação
Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato /grosso do
Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador:
Ana Aparecida Arguelho de Souza.
Orientações
de outra natureza
1.
Wanderson
Fernandes Fonseca. Monitoria desenvolvida na disciplina Linguagem, História e
Sociedade. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS - fluxo contínuo. Orientador:
Ana Aparecida Arguelho de Souza.
Membro do Grupo de Trabalho do MEC
instituído pela Portaria Ministerial 86/87que
redigiu o documento
"Políticas Nacionais para o Ensino de 2º
Grau", como representante da
Região Centro ? Oeste. Brasília, 1986/1987.
Nenhum comentário:
Postar um comentário